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Conhecer e Transformar Linguagens

Linguagens e suas Tecnologias

Código: 0010P21505

Conhecer e Transformar reúne os componentes curriculares Arte (representado pelas linguagens de artes visuais, dança, música e teatro), Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física por meio de projetos integradores que visam escapar da tradicional cultura escolar de visão reprodutora de conhecimento, extinguindo uma visão fragmentada e com pouco significado para as juventudes. Assim como em uma expedição exploratória, os projetos integradores da obra despertam nos professores e estudantes uma atitude investigativa e curiosa, inventando formas de caminhar e vivenciar os temas abordados.

A seleção de temas e de encaminhamento de conteúdos e métodos dos projetos da Conhecer e Transformar foi feita com o objetivo de proporcionar subsídios à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola e possibilitam percursos que dialogam com o dia a dia dos estudantes por meio das inúmeras expressões presentes na área de Linguagens e suas Tecnologias. O livro não preestabelece uma ordem obrigatória de trabalho; seus projetos são autônomos em sua abordagem e sem hierarquização, garantindo que o professor escolha o tema que mais se adeque à realidade de sua turma e construa seu próprio percurso, sempre em diálogo mediador com os estudantes.

Estrutura da obra

Conhecer e Transformar é composta por seis projetos, que tratam de quatro temas integradores:

• STEAM (acrônimo dos termos em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics);
• Protagonismo juvenil;
• Midia educação;
• Mediação de conflitos.

O livro traz imagens artísticas e técnicas, gráficos, infográficos, diagramas e outros recursos visuais que integram e contextualizam as propostas e estimulam o interesse dos estudantes, valorizando o repertório cultural e as vivências que trazem para a sala de aula e estimulando-as por meio de pesquisas, práticas e situações de aprendizagem que envolvem os componentes curriculares da área de Linguagens (Arte – Artes Visuais, Dança, Música, Teatro –, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e outros contextos interdisciplinares com componentes de outras áreas.

Abertura do projeto

A abertura de cada projeto, em dupla de páginas, tem uma proposta sensibilizadora: por meio da observação e da leitura de uma imagem, são apresentados os conteúdos principais de cada projeto. As hashtags e as questões para debate têm o objetivo de estimular sua exploração sobre o assunto, de acordo com suas vivências e observações pessoais, seu repertório de vida. É o momento inicial para os alunos dialogarem, refletirem e expressarem suas ideias.

Apresentação do tema

Por meio dos tópicos “Dê um zoom!”, “Em foco” e “Compartilhando ideias”, o estudante fica sabendo qual é o tema trabalhado no projeto e a importância dele em nosso cotidiano. Será apresentada a questão norteadora, que vai guiá-lo durante a realização do projeto; uma pergunta problematizadora sobre o tema integrador, a qual desencadeia a investigação; e as possíveis soluções e criações para a finalização do projeto.

Qual é o plano?

Nesta seção, são apresentadas as etapas principais do projeto, do início até a conclusão. O estudante é informado sobre o tema, sua relação com a vida cotidiana e a proposta do projeto (O quê? Pra quê? Por quê? Como?). A contextualização do projeto com o tema integrador é feita por meio de textos, imagens, dinâmicas e práticas que oferecem uma abordagem histórica, antropológica e/ou social sobre o tema integrador.

Oficinas

Cada projeto oferece três diferentes percursos. Cada oficina traz formas de avaliação processual no decorrer do projeto e possibilidades de modos de apresentação das descobertas (produto final), material necessário e referências bibliográficas complementares para pesquisa ou consulta (sites, vídeos, livros etc.), além de atividades práticas, como experimentos, criação de modelo, pesquisa, entrevistas etc.

Fazendo acontecer

Nesta seção é a hora de colocar a mão na massa para a produção final, que será compartilhada com a escola e/ou a comunidade escolar e nas redes sociais.

Olhando o que vi e fiz

Propostas de formas de registro individual, em pares ou em grupo, sobre o desenvolvimento do projeto, para estimular nos estudantes a prática da observação, da análise e do registro sensorial. Por meio delas, os alunos vão adquirir conhecimentos e lidar com a capacidade de trabalhar em grupo e atuar no processo de criação de um projeto.

Competências e habilidades desenvolvidas

Descrição das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvidas durante o projeto e momento de reflexão sobre o que foi aprendido.

ADD

O boxe Add destaca propostas de abordagem do componente Língua Inglesa referentes a conteúdos trabalhados no projeto, com sugestões de investigação, criação e produção que envolvem situações de aprendizagem.

Se liga

Neste boxe são apresentadas sugestões de links e sites de artigos diversos, vídeos, visitas virtuais, tutoriais, podcasts, museus, centros culturais, além de livros e textos que auxiliam e ampliam conteúdos a respeito de segmentos do tema explorado.

Projetos

  1. Escuta, escola!
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: projeto de isolamento acústico
  2. Meu bairro, meu espaço
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: jornal da turma sobre o bairro
  3. Se esta mídia fosse minha…
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: site da turma
  4. Somos todos iguais?
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: documentário sobre equidade
  5. Nós criamos e transformamos culturas
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: mostra audiovisual de lip dubs da turma
  6. Tem conflito no pedaço!
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: fiteiro-projeto da turma

Manual do Professor

Possui linguagem objetiva e interconexão entre orientações gerais e específicas, com tópicos como: pedagogia dos projetos; embasamento teórico e prático sobre interdisciplinaridade; elementos da processualidade dos projetos integradores; reflexão e contextualização sobre a importância do protagonismo dos estudantes e da relevância do professor como mediador de todo o processo didático-pedagógico e sua aplicação; fundamentação do trabalho de campo, da entrevista e da pesquisa; orientações para trabalho em grupo (interação, jogos, formação de equipes; formatos de salas de aula); estudos sobre argumentação e avaliação; proposta da obra e suas conexões com a BNCC e o novo Ensino Médio; dicas de ampliação de saberes e referências comentadas. 

Videotutoriais

A obra é acompanhada de seis videotutoriais, nos quais são apresentados a abordagem teórico-metodológica, os objetivos, as justificativas e a estrutura de cada projeto, fornecendo ao professor subsídios para o planejamento, a preparação e a condução dos projetos dentro e fora da sala de aula.

Os videotutoriais elucidam como os projetos podem ser trabalhados, com informações e sugestões de percurso que sintetizam as orientações da parte específica do Manual do Professor.

Os vídeos, pela linguagem audiovisual e por serem totalmente legendados, mostram alguns recursos gráficos que auxiliam no acesso a informações fundamentais que resumem as propostas de cada projeto para o educador.

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