Abertura do projeto
A abertura de cada projeto, em dupla de páginas, tem uma proposta sensibilizadora: por meio da observação e da leitura de uma imagem, são apresentados os conteúdos principais de cada projeto. As hashtags e as questões para debate têm o objetivo de estimular sua exploração sobre o assunto, de acordo com suas vivências e observações pessoais, seu repertório de vida. É o momento inicial para os alunos dialogarem, refletirem e expressarem suas ideias.
Apresentação do tema
Por meio dos tópicos “Dê um zoom!”, “Em foco” e “Compartilhando ideias”, o estudante fica sabendo qual é o tema trabalhado no projeto e a importância dele em nosso cotidiano. Será apresentada a questão norteadora, que vai guiá-lo durante a realização do projeto; uma pergunta problematizadora sobre o tema integrador, a qual desencadeia a investigação; e as possíveis soluções e criações para a finalização do projeto.
Qual é o plano?
Nesta seção, são apresentadas as etapas principais do projeto, do início até a conclusão. O estudante é informado sobre o tema, sua relação com a vida cotidiana e a proposta do projeto (O quê? Pra quê? Por quê? Como?). A contextualização do projeto com o tema integrador é feita por meio de textos, imagens, dinâmicas e práticas que oferecem uma abordagem histórica, antropológica e/ou social sobre o tema integrador.
Oficinas
Cada projeto oferece três diferentes percursos. Cada oficina traz formas de avaliação processual no decorrer do projeto e possibilidades de modos de apresentação das descobertas (produto final), material necessário e referências bibliográficas complementares para pesquisa ou consulta (sites, vídeos, livros etc.), além de atividades práticas, como experimentos, criação de modelo, pesquisa, entrevistas etc.
Fazendo acontecer
Nesta seção é a hora de colocar a mão na massa para a produção final, que será compartilhada com a escola e/ou a comunidade escolar e nas redes sociais.
Olhando o que vi e fiz
Propostas de formas de registro individual, em pares ou em grupo, sobre o desenvolvimento do projeto, para estimular nos estudantes a prática da observação, da análise e do registro sensorial. Por meio delas, os alunos vão adquirir conhecimentos e lidar com a capacidade de trabalhar em grupo e atuar no processo de criação de um projeto.
Competências e habilidades desenvolvidas
Descrição das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desenvolvidas durante o projeto e momento de reflexão sobre o que foi aprendido.
ADD
O boxe Add destaca propostas de abordagem do componente Língua Inglesa referentes a conteúdos trabalhados no projeto, com sugestões de investigação, criação e produção que envolvem situações de aprendizagem.
Se liga
Neste boxe são apresentadas sugestões de links e sites de artigos diversos, vídeos, visitas virtuais, tutoriais, podcasts, museus, centros culturais, além de livros e textos que auxiliam e ampliam conteúdos a respeito de segmentos do tema explorado.