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Conhecer e Transformar Ciências Humanas

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Código: 0011P21508

Altamente alinhada aos conceitos de metodologias ativas, direitos de aprendizagem e protagonismo juvenil, Conhecer e Transformar traz projetos integradores com temas que dialogam com a contemporaneidade dos jovens, pautando-os nas relações com o tempo e espaço, enfatizando o papel das juventudes como agente de transformação. Assim, o pilar do conhecimento “aprender a aprender” tem especial atenção na obra.

Soma-se a isso o fato de que esses jovens logo ingressarão no mundo do trabalho, no qual deverão exercer suas aptidões, seus sonhos e suas realizações, cientes de seus deveres e direitos, abrindo o caminho para sua formação como cidadãos plenos.

Desse modo, os estudantes são convidados, utilizando ferramentas próprias da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas integradas a outros componentes curriculares, a investigar questões, aprofundando-as por meio de diversas atividades que, ao final do processo, reunirão os conhecimentos necessários para a construção de um produto final significativo à comunidade.

O processo de trabalho por meio dos projetos é flexível, tendo caráter independente uns dos outros, podendo ser explorado de diversas maneiras, respeitando a realidade local dos estudantes e professores.

Estrutura da obra

Conhecer e Transformar inicia-se com explicações direcionadas aos estudantes a respeito do atual momento do segmento: o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, a interdisciplinaridade e a metodologia por projetos. Tal abordagem situa o papel protagonista do jovem na construção de seu conhecimento e como agente transformador da sociedade.

O livro conta com seis projetos, tendo como estrutura: introdução, três roteiros de trabalho, finalização (que integra o que foi produzido nos três roteiros e elabora um produto final relevante para a sociedade) e, por último, uma proposta de avaliação.

Projetos

  1. Trabalho é energia
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: lâmpada de Moser
  1. Exercendo a cidadania
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: projeto de lei
  1. Patrimônio na era digital
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: blog
  1. Palco do mundo
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: cenas improvisadas
  1. Espaço, técnica e territorialidade
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: perfil topográfico
  1. Pegadas do consumo
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: vídeo

Seções da obra

Abertura do projeto

A abertura de cada projeto, em páginas duplas, tem uma proposta sensibilizadora: por meio de observação e leitura da imagem, são apresentados os conteúdos principais do projeto. As hashtags e as questões para debate têm o objetivo de estimular sua exploração sobre o assunto, de acordo com suas vivências e observações pessoais, seu repertório de vida. Nesse momento inicial, os estudantes, em conjunto com a turma, são convidados a dialogar, refletir e expressar ideias.

Apresentação do tema

É aqui que o estudante conhece, por meio de imagens e textos para contextualização e problematização, o tema trabalhado no projeto. Uma questão norteadora irá guiá-lo: uma pergunta problematizadora sobre o tema integrador, que desencadeará a investigação, as soluções e as criações até a finalização do projeto.

Qual é o plano?

Neste momento são apresentadas as etapas principais do projeto. São informações sobre a relação do tema com a vida cotidiana e a proposta do projeto. A contextualização do projeto com o tema integrador é feita por meio de textos, imagens, dinâmicas e práticas que oferecem uma abordagem histórica, antropológica e/ou social sobre o assunto.

Se liga

Nesse box o estudante encontra sugestões de artigos diversos, vídeos, visitas virtuais, tutoriais, podcasts, museus, centros culturais, além de livros e textos, físicos ou em sites, que auxiliam e ampliam o conteúdo relacionado ao tema explorado.

Roteiros

Cada projeto tem três roteiros com formas de avaliação processual, modos de apresentação das descobertas, material necessário e indicações complementares para pesquisa ou consulta (sites, vídeos, livros etc.). Traz atividades práticas, como criação de podcast, entrevista, apresentação, pesquisa de campo etc.

Fazendo acontecer

É a hora de colocar a mão na massa para a produção final, que será compartilhada com a escola e/ou a comunidade e nas redes sociais.

Olhando o que vi e fiz

Propomos formas de registro individual, em pares ou em grupo, sobre o desenvolvimento do projeto, para estimular a prática de observação, análise e registro sensorial. O estudante avaliará sua aquisição de conhecimentos, sua capacidade de trabalho em grupo e como atuou no decorrer do projeto.

Manual do Professor

Traz propostas de cronograma de atividades, práticas em sala de aula, atividades complementares e indicações de avaliação.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de seis videotutoriais, nos quais são apresentados a abordagem teórico-metodológica, assim como os objetivos, as justificativas e a estrutura de cada projeto, fornecendo ao professor subsídios para o planejamento, a preparação e a condução dos projetos dentro e fora da sala de aula. Os videotutoriais elucidam como os projetos podem ser trabalhados, com informações e sugestões de percurso que sintetizam as orientações da parte específica do Manual do Professor. Os vídeos, por meio de linguagem audiovisual e também totalmente legendados, mostram alguns recursos gráficos que auxiliam no acesso a informações fundamentais que resumem as propostas de cada projeto para o educador.

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