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Conhecer e Transformar Matemática

Matemática e suas Tecnologias

Código: 0009P21506

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa claro que ser cidadão no mundo atual ultrapassa o domínio da alfabetização das palavras e frases e compreende também o letramento matemático como essencial para a leitura do mundo por meio do entendimento e da compreensão de números, expressões, gráficos, tabelas, funções, matrizes, entre outros. Conhecer e Transformar tem como foco principal tornar a Matemática em instrumento para a compreensão plena da vida em sociedade, ultrapassando os muros da escola e estabelecendo, assim, o diálogo entre o mundo do conhecimento e o mundo social.

As áreas de informática, sustentabilidade, economia, agricultura e tecnologia são campos de aplicação presentes em Conhecer e Transformar. Os estudantes aprendem a mobilizar e articular conceitos, procedimentos e linguagens próprias da Matemática integradas com aquelas de outras áreas do conhecimento, assegurando que as juventudes compreendam seu papel como cidadãos conscientes e participativos. Diferentemente de um livro didático tradicional, o trabalho desta obra é feito por projetos, por meio de situações do cotidiano que envolvem problemas e que demandam a elaboração de respostas na forma de um produto final. Esse tipo de trabalho envolve o protagonismo do estudante, o questionamento sobre quais são suas demandas e necessidades. Os projetos são independentes e cada um deles pode ser trabalhado a qualquer momento ao longo dos três anos do Ensino Médio, cabendo ao professor decidir em que momento cada um pode contribuir e complementar o conteúdo curricular.

Estrutura da obra

A obra conta com seis projetos integradores no formato do Novo Ensino Médio, apresentando investigações que convidam o estudante à realização de um trabalho de acordo com suas necessidades e especificidades. Cada projeto apresenta propostas que convidam o estudante a pôr a mão na massa e, ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade por meio de uma questão problematizadora inicial. Mediante essas investigações, os jovens levantam hipóteses, coletam dados e propõem soluções que possam transformar sua comunidade. Ao final de cada projeto, eles irão elaborar um produto, que, exposto a um público maior, fará deles protagonistas de intervenções sociais.

Projetos

  1. Intensidade sonora e saúde
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: produção e execução de uma mídia informativa que pode ser do tipo imagético/textual (cartilha), auditivo (podcast) ou audiovisual (vídeo) cujo objetivo é alertar os cidadãos do problema existente e sugerir formas de precaução
  1. Plano de investimento – O futuro em nossas mãos
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: produção e execução de uma mídia informativa sobre um plano de investimento que pode ser do tipo imagético/textual (infográfico), auditivo (podcast) ou audiovisual (vídeo) cujo objetivo é colaborar para as pessoas saberem em que medida as decisões atuais delas produzem resultados bons ou ruins no futuro
  1. As tecnologias a serviço da localização e mobilidade
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: produção e distribuição de um e-book cujo objetivo é compartilhar os conhecimentos adquiridos
  1. Risco agrícola e mudanças climáticas
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: elaboração de um guia que ofereça suporte aos pequenos agricultores na tomada de decisão acerca do plantio
  1. A irregularidade das chuvas
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: elaboração de um produto no formato de vídeo, maquete ou cartilha e divulgação para a comunidade escolar e para as pessoas da região. O objetivo do produto final é informar e propor soluções relacionadas aos riscos das mudanças climáticas e da variabilidade das chuvas na região
  1. Nativos e imigrantes digitais
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: produção de um caderno jornalístico especial sobre imigrantes digitais, cuja divulgação será preferencialmente por meio de um jornal digital ou blog. O objetivo é esclarecer as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não nasceram em um mundo digital

Manual do Professor

O Manual do Professor – Específico conta com orientações voltadas para cada projeto. É possível encontrar sugestões de execução de cada parte dos projetos, orientações para a gestão da sala de aula, os objetivos e a justificativa de cada projeto, além de detalhes de como as habilidades e as competências gerais e específicas estão sendo desenvolvidas. É apresentado também um cronograma de trabalho, listando as etapas por aula, que poderá ser ajustado de acordo com a necessidade do professor. Além das orientações, que são dadas por seções ou páginas, esse manual traz respostas, atividades complementares e leituras sugeridas ao educador.

Já na Parte Geral, o professor encontra textos mais amplos, que subsidiarão o trabalho com o livro. Há tópicos especiais sobre a BNCC, o papel do professor, como lidar com questões como o bullying e como trabalhar o pensamento computacional em sala de aula.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de seis videotutoriais, em que são apresentados os objetivos, a justificativa, a relação com a BNCC e a estrutura de cada projeto, fornecendo ao professor subsídios para seu planejamento, preparação e condução dos projetos dentro e fora da sala de aula.

Por se tratar de outra linguagem, o vídeo pode ser uma ferramenta mais clara e acessível para a compreensão de cada projeto.

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