A questão é
Texto que contextualiza e inicia a problematização a ser trabalhada no projeto.
O que vamos investigar?
Apresenta a proposta geral de investigação que será feita no projeto, com textos, imagens e questões que instigam a curiosidade do estudante e iniciam o processo de pesquisa. Amplia o trabalho iniciado pela seção anterior, que traz a problematização.
Qual é o plano?
Em página dupla, traz a pergunta problematizadora no box Direto ao ponto e destaca a relevância do projeto, apresentando justificativas e objetivos. Além disso, o tema integrador do projeto é proposto, destacando-se sua importância na formação do estudante e a relação com a investigação que será realizada. Na segunda página é apresentado o panorama do projeto como um todo, tal como a estrutura, o produto final e o material a ser utilizado.
Planejando nosso trabalho
Traz o planejamento do projeto, com a exposição das competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas. O estudante poderá, assim, ficar ciente das aprendizagens esperadas e refletir sobre seu processo de desenvolvimento – individual e coletivo – ao longo do projeto. Também aborda a avaliação e estimula o protagonismo dos estudantes frente ao planejamento das atividades.
Etapa 1: Explorando o assunto
Início do projeto e investigação sobre a pergunta central. Traz a proposta do primeiro percurso investigativo. Tem natureza introdutória sobre a questão investigada. É importante que a proposta seja bem compreendida e explorada para que seja viabilizado um bom encadeamento das etapas seguintes.
Etapa 2: O plano em ação!
Parte central e investigativa do projeto. É o núcleo do projeto, com os dois percursos investigativos que aprofundarão a pesquisa e levarão à conclusão dos trabalhos. Apresenta as atividades mais significativas, que exploram com mais consistência o tema e a problematização.
Etapa 3: Respeitável público
Produção do produto final e apresentação para a comunidade. Momento de socialização e divulgação do conhecimento construído. É hora de apresentar o produto final do projeto à comunidade escolar e/ou público em geral. Esse momento é planejado e construído passo a passo com a elaboração de produtos diversificados pelos estudantes.
Balanço geral
Momento de avaliar como foi o desenvolvimento do trabalho. O que cada estudante aprendeu individualmente e em grupo? O que poderia ter sido melhor? Tanto a autoavaliação como a avaliação coletiva devem ser igualmente valorizadas.