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Integração e Protagonismo Ciências da Natureza

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Código: 0082P21507

Integração e Protagonismo foi organizada para atender às necessidades de professores e estudantes, servindo como recurso de apoio nas etapas do trabalho com projetos integradores.

Por meio de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, são apresentados seis projetos que contemplam os temas integradores STEAM, Midiaeducação, Protagonismo juvenil e Mediação de conflitos, que podem ajudar o docente a desenvolver as competências dos estudantes preconizadas como obrigatórias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os projetos integradores de Integração e Protagonismo abordam problematizações instigantes que dialogam com o universo juvenil e mobilizam conceitos científicos em contextos significativos e de relevância social, por meio de atividades diversificadas com foco em metodologias ativas, no trabalho colaborativo e na formação cidadã dos estudantes.

Estrutura da obra

As seções de Integração e Protagonismo buscam explorar as dimensões do processo de construção de conhecimento, partindo da sondagem de ideias iniciais à conclusão das investigações e a avaliação de cada projeto.

Além da abertura e do planejamento, com questões instigantes e significativas para os jovens e exequíveis na realidade da maioria das escolas, cada projeto é organizado em três etapas (1. Explorando o assunto; 2. O plano em ação!; e 3. Respeitável público) de fácil execução, possibilitando uma concreta instrumentalização na atual fase de implementação da BNCC.

Como o projeto integrador baseia-se em metodologias ativas, de acordo com o protagonismo do estudante e centradas no aprender a aprender, as práticas pedagógicas incluem trabalhos em grupo para a elaboração de pesquisas com exposições orais ou produções escritas para divulgação, debates e jogos, além de produções em esfera digital, como documentários e vídeos.

Projetos

  1. Estamos sozinhos no universo?
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: criação de uma cena de ficção científica
  1. (Cons)Ciências para as juventudes: vidas em ação
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: Feira do Protagonismo Científico, com campanha e conscientização socioambiental
  1. Como me vejo, como me veem: o corpo na mídia
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: evento com divulgação dos conteúdos midiáticos produzidos
  1. Escolhas alimentares, saúde e convivência
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: cardápio com várias opções, atendendo a diversos hábitos alimentares
  1. Energia sustentável: perspectivas para o futuro
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: conferência para a apresentação de artefatos e estudos sobre energia e vida sustentável
  1. Saneamento básico: direito e cidadania
    Temas integradores: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: relatório científico sobre o saneamento do bairro e carta à prefeitura com reinvindicações relacionadas

Seções da obra

A questão é
Texto que contextualiza e inicia a problematização a ser trabalhada no projeto.

O que vamos investigar?
Apresenta a proposta geral de investigação que será feita no projeto, com textos, imagens e questões que instigam a curiosidade do estudante e iniciam o processo de pesquisa. Amplia o trabalho iniciado pela seção anterior, que traz a problematização.

Qual é o plano?
Em página dupla, traz a pergunta problematizadora no box Direto ao ponto e destaca a relevância do projeto, apresentando justificativas e objetivos. Além disso, o tema integrador do projeto é proposto, destacando-se sua importância na formação do estudante e a relação com a investigação que será realizada. Na segunda página é apresentado o panorama do projeto como um todo, tal como a estrutura, o produto final e o material a ser utilizado.

Planejando nosso trabalho
Traz o planejamento do projeto, com a exposição das competências e habilidades da BNCC que serão trabalhadas. O estudante poderá, assim, ficar ciente das aprendizagens esperadas e refletir sobre seu processo de desenvolvimento – individual e coletivo – ao longo do projeto. Também aborda a avaliação e estimula o protagonismo dos estudantes frente ao planejamento das atividades.

Etapa 1: Explorando o assunto
Início do projeto e investigação sobre a pergunta central. Traz a proposta do primeiro percurso investigativo. Tem natureza introdutória sobre a questão investigada. É importante que a proposta seja bem compreendida e explorada para que seja viabilizado um bom encadeamento das etapas seguintes.

Etapa 2: O plano em ação!
Parte central e investigativa do projeto. É o núcleo do projeto, com os dois percursos investigativos que aprofundarão a pesquisa e levarão à conclusão dos trabalhos. Apresenta as atividades mais significativas, que exploram com mais consistência o tema e a problematização.

Etapa 3: Respeitável público
Produção do produto final e apresentação para a comunidade. Momento de socialização e divulgação do conhecimento construído. É hora de apresentar o produto final do projeto à comunidade escolar e/ou público em geral. Esse momento é planejado e construído passo a passo com a elaboração de produtos diversificados pelos estudantes.

Balanço geral
Momento de avaliar como foi o desenvolvimento do trabalho. O que cada estudante aprendeu individualmente e em grupo? O que poderia ter sido melhor? Tanto a autoavaliação como a avaliação coletiva devem ser igualmente valorizadas.

Manual do Professor

• Apresenta em detalhes o que são os projetos integradores, os pressupostos metodológicos que os embasam, o papel do professor durante o encaminhamento, considerando os diferentes contextos em que ele atua, e estratégias avaliativas.
Introduz para o professor o que é a BNCC, com as competências e habilidades que estabelece, e explica conceitos valorizados nesse documento, como o pensamento computacional, a cultura da paz, o trabalho com diferentes níveis inferenciais de leitura e a saúde mental do estudante.

• Discorre sobre como se articulam a metodologia, o tema integrador e a BNCC nos projetos.

• Oferece orientações claras e precisas de como desenvolver a capacidade de argumentar.

• Traz orientações detalhadas para o desenvolvimento de cada projeto: objetivos, justificativas, esclarecimentos sobre o trabalho com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e orientações específicas para cada etapa dos projetos.

Videotutoriais

Têm por objetivo apresentar o tema integrador, a problemática trabalhada, a estrutura do projeto, as competências em foco, o produto esperado e aspectos de seu desenvolvimento. Cada projeto é acompanhado por um videotutorial.

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