Constrate:
Integração e Protagonismo Ciências Humanas

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Código: 0084P21508

O trabalho com projetos no Ensino Médio possibilita a ampliação no foco dos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades, levando, assim, a uma formação mais integral dos estudantes. Integração e Protagonismo é um convite para um trabalho coletivo com o corpo docente e as juventudes, tornando a aprendizagem mais conectada com sua realidade e dinâmica atuais. Os projetos propostos na obra estimulam a reflexão, a análise, a interpretação e a construção de argumentos, buscando integrar as novas formas de fazer fundamentais para o convívio no mundo contemporâneo, cada vez mais complexo.

A seleção de temas e de encaminhamento de conteúdos e métodos dos projetos integradores de Integração e Protagonismo foi feita com a intenção de proporcionar aportes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola. Além dos temas integradores comuns a todas as obras do PNLD 2021 – Objeto 1 (STEAM, Midiaeducação, Protagonismo juvenil e Mediação de conflitos), Integração e Protagonismo traz um projeto com o tema integrador Empreendedorismo (Projeto 5 – Vamos melhorar a alimentação na escola!).

Estrutura da obra

Os projetos de Integração e Protagonismo reúnem diferentes estratégias e propõem atividades coletivas e individuais para que o estudante avance nas reflexões propostas e, assim, se entenda como agente de transformação do seu meio ao envolver a comunidade na realização de seus produtos finais. Todos os projetos apresentam uma estrutura padrão e são divididos em três etapas (1. Explorando o assunto; 2. O plano em ação! e 3. Respeitável público) e um momento para avaliação (Balanço final).

Projetos

  1. A questão do lixo e o consumo responsável
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: construção de uma composteira de baixo custo e adequada aos materiais e às características do local em que a escola está
  1. Vamos intervir em nossa comunidade
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: os estudantes irão produzir um projeto ambiental e/ou um projeto cultural voltado para a comunidade do entorno da escola
  1. A minha comunidade tem voz
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: criação de uma rádio escolar (em formato de podcast) que discuta os problemas da comunidade
  1. Uma comunidade que resolve os seus conflitos
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: elaboração de um vídeo em que seja apresentada uma versão de A grande ilusão para a comunidade escolar, com propostas para a solução de conflitos identificados pelos estudantes
  1. Vamos melhorar a alimentação na escola!
    Tema integrador: Empreendedorismo
    Produto final sugerido: elaboração de uma pequena cartilha e apresentação audiovisual de um projeto para a cantina da escola
  1. Construções sustentáveis
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: desenvolvimento de um protótipo de construção sustentável adequada ao ambiente em que está a comunidade escolar

Seções da obra

Abertura
Imagem sobre o assunto a ser focado e questões para levantar concepções e sensibilizar para a problematização do projeto.

A questão é…
Texto que contextualiza a questão problematizadora do projeto de maneira direta e objetiva.

O que vamos investigar?
Apresenta a proposta geral da investigação a ser feita no projeto, com textos, imagens e questões que instigam a curiosidade e iniciam o processo de pesquisa.

Qual é o plano?
Traz a pergunta problematizadora do projeto com a vinheta Direto ao ponto, que apresenta justificativas e objetivos. Além disso, caracteriza o tema integrador, que vai permear todos os trabalhos desenvolvidos.

Cenário geral da organização
Apresenta um panorama de todo o projeto, com os nomes de suas partes e a descrição do produto final, dando uma ideia do trabalho a ser realizado.

Etapa 1 – Explorando o assunto
Tem natureza introdutória sobre a questão investigada. O objetivo é explorar a problemática apresentada no projeto por meio de pesquisas e discussões.

Etapa 2 – O plano em ação!
É o núcleo do projeto, com os percursos investigativos que aprofundam a pesquisa e levam à conclusão dos trabalhos.

Etapa 3 – Respeitável público
Momento de compartilhamento e divulgação do conhecimento construído. É hora de apresentar o produto final do projeto à comunidade escolar e/ou ao público em geral.

Balanço final
Avaliação de como foi o desenvolvimento do trabalho e de como as vivências propiciadas pelo projeto contribuíram para a formação integral dos alunos.

#FICA A DICA
Sugestão de fontes para pesquisa de dados, informações e conhecimentos sobre a questão investigada.

Refletir e registrar
Incentiva o raciocínio dos estudantes com questões reflexivas e exercita a redação ao solicitar o registro das respostas, que devem ser bem organizadas e objetivas.

Manual do Professor

Traz propostas de cronograma de atividades, práticas em sala de aula, atividades complementares e indicações de avaliação.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de seis videotutoriais, nos quais são apresentados a abordagem teórico-metodológica, assim como os objetivos, as justificativas e a estrutura de cada projeto, fornecendo ao professor subsídios para o planejamento, a preparação e a condução dos projetos dentro e fora da sala de aula. Os videotutoriais elucidam como os projetos podem ser trabalhados, com informações e sugestões de percurso que sintetizam as orientações da parte específica do Manual do Professor. Os vídeos, por meio de linguagem audiovisual e também totalmente legendados, mostram alguns recursos gráficos que auxiliam no acesso a informações fundamentais que resumem as propostas de cada projeto para o educador.

Navegue pela obra

Materiais Digitais do Professor

Mapeamento BNCC

Autores