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Integração e Protagonismo Matemática

Matemática e suas Tecnologias

Código: 0083P21506

Os projetos de Integração e Protagonismo possibilitam relações da Matemática com outras áreas do conhecimento pela resolução de problemas reais, como economia de energia, ressignificação de espaços, entre outros. Esse tipo de trabalho coloca o estudante como protagonista da jornada, fazendo parte do processo de aprendizagem de maneira ativa e dinâmica, uma vez que seu papel é pesquisar, buscar respostas e soluções para problemas contextualizados e que fazem parte de suas rotinas diárias.

Os temas escolhidos para os projetos de Integração e Protagonismo estão relacionados a questões que vão desde conflitos particulares da idade escolar – como trabalho com jogos e questões alimentares – até problemas mundiais, como o aquecimento global, passando por temas regionais, como a ressignificação de espaços, os problemas nacionais relacionados à Educação Financeira e o letramento digital.

Esta proposta baseada em projetos integrados garante a flexibilização de sua aplicação em qualquer momento ao longo do Ensino Médio, ou seja, o professor escolhe o período em que cada projeto pode contribuir com o trabalho em sala de aula, complementando-o.

Estrutura da obra

Cada projeto em Integração e Protagonismo inicia-se com uma questão problematizadora, que servirá de gatilho para as conversas com os estudantes, nas quais será possível observar o nível de conhecimento e de interesse deles pelo tema a ser trabalhado, tornando os saberes mais dinâmicos e complexos.

As atividades propostas em Integração e Protagonismo foram elencadas em cada um dos projetos integradores, proporcionando uma pluralidade de linguagens, fontes e registros. Em cada uma das etapas dos projetos são propostas várias ideias de trabalho para que os estudantes aprendam com diferentes recursos e explorem o tema por meio de estratégias distintas, de modo que possam tirar conclusões e estabelecer conexões com o tema do produto final do projeto.

Assim, estudantes terão a oportunidade de identificar e estudar a Matemática em diversos contextos, com temas que envolvem avanços tecnológicos. Nesse cenário, merecem destaque o trabalho com unidades de medida de memória computacional, o uso de planilhas eletrônicas para organização financeira e as estratégias de medição e síntese das informações nas plantas de um projeto.

Projetos

  1. Benefícios sustentáveis de um telhado
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: protótipo de um telhado e plenária para apresentação dos dados obtidos
  1. Para onde vai nosso dinheiro?
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: oficina de Educação Financeira e planilha eletrônica para organização financeira
  1. Letramento digital e nossa visão do mundo
    Tema integrador: Midiaeducação
    Produto final sugerido: guia de orientação para verificação de informações nos diversos meios de comunicação em formato de vídeo
  1. Jogando com a Matemática
    Tema integrador: Mediação de conflitos
    Produto final sugerido: elaboração de jogos para o 9º ano do Ensino Fundamental
  1. Ressignificando espaços
    Tema integrador: STEAM
    Produto final sugerido: projeto de transformação de um espaço contendo plantas baixas
  1. Uma conexão entre alimentação, saúde e qualidade de vida
    Tema integrador: Protagonismo juvenil
    Produto final sugerido: livro de receitas saudáveis

Seções da obra

Apresentação

Traz uma ou mais imagens e questões relacionadas ao tema desenvolvido no projeto.

A questão é…

Presente no começo do projeto, traz um texto e uma imagem para contextualização e problematização do tema desenvolvido ao longo dos percursos investigativos, assim como sua importância em nossa vida.

Qual é o plano?

São apresentados a problematização (Direto ao ponto), os objetivos do projeto, sua justificativa, como o tema integrador será abordado e o cenário geral da organização, incluindo o cronograma e um resumo das três etapas de cada projeto.

As etapas dos projetos são:

  • Explorando o assunto, com atividades que envolvem a contextualização do tema do projeto;
  • O plano em ação!, trazendo percursos investigativos, que são fundamentais para a elaboração do produto final;
  • Respeitável público, com elaboração do produto final, avaliação coletiva do projeto e autoavaliação.

Manual do Professor

O Manual do Professor está dividido em duas partes. A primeira delas, a Geral, traz textos teóricos acerca da metodologia de projetos, os processos de avaliação, o pensamento computacional – tão importante no contexto atual –, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros assuntos. Já na Parte Específica estão as orientações de trabalho para cada projeto. São textos organizados por seções ou páginas do Livro do Estudante que:

  • destacam os objetivos gerais e a justificativa de cada projeto;
  • explicitam pontualmente como acontece o trabalho com a BNCC;
  • auxiliam no desenvolvimento de cada parte dos projetos e na gestão da sala de aula;
  • trazem respostas das atividades;
  • sugerem atividades complementares.

Videotutoriais

Para cada um dos projetos desta obra foi produzido um videotutorial com o intuito de auxiliar o professor a identificar as características principais trabalhadas nos projetos. Em cada um deles há a descrição da organização do projeto, tal como referências ao documento da BNCC e ao descritivo de todas as etapas do projeto.

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Materiais Digitais do Professor

Mapeamento BNCC

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