Constrate:
Ser em Foco

Ser em Foco

Código: 0012P21509

Ser em foco instrumentaliza a construção dos projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio, de modo que as singularidades e a diversidade que caracterizam as juventudes sejam contempladas, articulando as dimensões pessoal, cidadã e profissional. De acordo com essa perspectiva, são utilizadas metodologias ativas que favorecem a reflexão, o senso crítico, o protagonismo e a autonomia dos discentes.
A obra destaca a importância do autoconhecimento para os jovens como caminho para sua autorrealização e a identificação de seus interesses e de suas possibilidades de escolhas para o futuro, planejando o processo de realização de seus propósitos. O autoconhecimento é incentivado por meio de problematizações, do diálogo e da argumentação, instigando os jovens a realizar pesquisas e sensibilizando-os a promover intervenções sociais. Ser em foco enfatiza a autonomia crescente, a colaboração e a empatia, em discussões sobre sustentabilidade, preconceito, consumo, empreendedorismo, saúde, pertencimento e outros conceitos de igual importância, para fornecer aos estudantes ferramentas concretas de autoconhecimento e planejamento de ações.

Estrutura da obra

Ser em foco está organizada em três unidades que enfatizam dimensões distintas da construção do projeto, mas que se interligam ao longo do livro:

• Autoconhecimento – Ênfase ao pessoal, com a identificação de sonhos, emoções, preferências, interesses e potenciais dos estudantes.
• Expansão e exploração – Ênfase à cidadania, com reflexões sobre a empatia, e ao bem comum.
• Planejamento – Ênfase ao profissional, com reflexões sobre a continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio e a entrada no mundo do trabalho. Atividades individuais e coletivas que enfatizam a construção do projeto de vida dos estudantes e o desenvolvimento de conceitos/competências e habilidades, sempre contextualizadas em situações e problematizações significativas para os jovens.

Estrutura sistematizada sobre projeto de vida

Unidade 1 – O encontro consigo

Objetivos
• Perceber suas necessidades e interesses.
• Identificar seus pontos fortes, apoiando-se neles para construir um projeto de vida.
• Reconhecer e refletir sobre a importância do convívio com o outro e da preservação do bem comum.
• Promover o autoconhecimento por meio da compreensão das próprias emoções e da maneira como se lida com elas.
• Conhecer-se como estudante e debater suas experiências na escola e fora dela.
• Estimular a integração por meio da valorização das diferenças. • Fortalecer a autoestima.
• Identificar objetivos e metas e estabelecer caminhos e estratégias para alcançá-los.
• Preparar-se para o futuro sem medo.

 

Unidade 2 – O encontro com o outro e o mundo

Objetivos
• Ampliar o autoconhecimento por meio da observação das diferenças em relação ao outro.
• Compreender a força de agir coletivamente.
• Reconhecer e entender seus direitos e deveres perante si mesmo e a sociedade.
• Comportar-se com empatia, compreendendo a perspectiva, os sentimentos e as necessidades do outro.
• Refletir sobre as maneiras de experienciar o compromisso com o bem comum e com o outro, buscando soluções éticas e realistas para problemas na sociedade.
• Conferir significados ao cotidiano na escola, sobretudo para o que diz respeito ao convívio e à atuação em grupos de trabalho escolares, nos projetos e nas aulas.
• Enxergar-se como cidadão que faz parte da vida de sua família, escola, comunidade e sociedade.
• Investigar suas perspectivas de oportunidades no mundo do trabalho.

 

Unidade 3 – O encontro com o futuro e o nós

Objetivos
• Aprofundar a reflexão sobre seus interesses em relação à inserção no mundo do trabalho, ampliando conhecimentos sobre os contextos, as características, as possibilidades e os desafios do trabalhador no século XXI.
• Valorizar e identificar habilidades, competências, aspirações e sonhos desenvolvidos ao longo de sua trajetória escolar, familiar e comunitária. • Reconhecer-se como estudante no final da Educação Básica, identificando os caminhos de desenvolvimento até o momento, os aspectos que precisam ser melhorados e as possíveis continuidades de estudos.
• Apoderar-se de habilidades pessoais, estratégias mentais e instrumentos práticos para planejamento de metas e de estratégias para alcançá-las. • Estruturar interesses e identificar competências, habilidades, conhecimentos e oportunidades que correspondam às pretensões profissionais, abrindo caminho sólido à elaboração escalonada de metas e estratégias viáveis.

Atividades

São propostas de vivências que mobilizam diferentes competências e habilidades e incentivam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. Os seguintes boxes são relacionados a cada atividade:

• Objetivo – Apresenta o que se espera que os alunos aprendam e desenvolvam durante a atividade.
• Por que esta atividade é importante? – Aponta a justificativa da relevância da atividade para os alunos.
• Competências e habilidades desenvolvidas – Indica o código das Competências Gerais e das habilidades específicas que são trabalhadas na atividade. As Competências Específicas não são indicadas no box pois podem ser identificadas pelo código da habilidade e pela sua transcrição na seção O foco é…
• Em ação! – Seção que fecha a unidade e propõe uma intervenção na comunidade escolar. Seu objetivo é mobilizar todos os membros dessa comunidade para que façam uma escuta atenta do que os jovens têm a dizer. A acolhida dos jovens pela comunidade é essencial para que ocorra uma efetiva construção e viabilização dos projetos de vida desenhados por eles.
• Para saber mais – Seção que fecha o livro e apresenta indicações de fontes bibliográficas complementares ao desenvolvimento do Livro do Estudante.

Manual do Professor

• Descrição detalhada da estrutura da obra e de como ela se articula com a BNCC.
• De modo a facilitar o trabalho do professor, explica a concepção de projeto de vida para os autores, traz pressupostos teóricos e metodológicos da obra e também orientações sobre como o professor pode trabalhar cada atividade, de modo a aproveitar o potencial cognitivo dos alunos, tornar as aulas dinâmicas e interessantes e fazer a diferença na vida dos jovens, contribuindo para sua formação integral.
• Apresenta textos que darão respaldo ao professor no trabalho com as juventudes e o projeto de vida, como os relacionados a tecnologias digitais de informação e comunicação, à articulação do jovem com a comunidade escolar, a cuidados com a saúde mental e ao convívio com a diversidade, sobretudo na sala de aula.

Videotutoriais

Por meio da linguagem audiovisual, os videotutoriais elucidam os alicerces da obra, como a abordagem teórico-metodológica, apresentando comentários sobre as atividades e procedimentos e como as competências são desenvolvidas. Cada módulo é acompanhado por um videotutorial.

Navegue pela obra

Materiais Digitais do Professor

Mapeamento BNCC

Autores