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ARTE: ARTES VISUAIS – PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

Código da Coleção: 0295P21560

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

Destinada aos docentes de Artes Visuais, esta obra de formação continuada é um instrumento para a prática pedagógica voltada às novas propostas do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar os professores a desenvolver o aprimoramento da capacidade criativa dos estudantes, decidindo e organizando procedimentos para a prática pedagógica.

As dimensões do conhecimento da Arte, preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – criação, crítica, fruição, estesia, expressão e reflexão –, estão presentes em toda a obra. Sob a ótica das habilidades e competências previstas pela BNCC, o professor é convidado a pensar em práticas pedagógicas orientadas tanto pelo interesse e contexto de suas turmas como por estudos, pesquisas e referências estéticas, sociais e culturais, que possibilitam novas relações entre os estudantes e o seu modo de olhar para eles mesmos e para o mundo.

O material está dividido em quatro dimensões principais: miniprojeto de vida do professor, o saber disciplinar, interdisciplinaridade e avaliação. Assim como na arte, nesta obra não existe certo ou errado; as reflexões propostas podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejudicar a compreensão. Ao longo do material, desenvolvido pela Editora do Brasil em razão do crescente desafio para o trabalho pedagógico sobre imagens neste momento em que há excesso da oferta de imagens em rede, são oferecidas propostas de reflexão, ideias de vivências e pausas para mapear as construções elaboradas durante esse período. A criação e a fruição de imagens e práticas artísticas tornam-se o centro de investigações e pesquisas que buscam compreender a diversidade do que pode ser a arte no presente e sua aquisição estética e crítica do mundo, contrapondo-se à passividade da dispersão imagética virtual.

Destaques da Obra

Para dissipar a fronteira entre professores e arte contemporânea, a composição deste livro propicia a apropriação do conhecimento sobre obras, artistas e processos de criação contemporâneos que possibilitam a ampliação do repertório dos professores, o que dá a eles condições férteis para propor às turmas processos conceituais, criativos e de reflexão acerca do pensamento da arte em sala de aula. Nesse contexto, o professor poderá conceber e articular com os estudantes diferentes projetos investigativos e provocadores de experiências para dar forma ao mundo e também formar.

A partir dessa perspectiva, o ensino de Arte articulado à arte contemporânea configura uma prática escolar mais investigativa e reflexiva em artes, que valoriza a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento do processo conceitual e de criação dos estudantes, permeada pelo desenvolvimento das competências gerais, das competências específicas e das habilidades presentes na BNCC.

O trabalho pedagógico conduzido de acordo com essas novas relações pode reconfigurar o que está previamente conceituado como aula de Arte na escola e a visão de arte como algo do passado, assim como pode aproximar e ressignificar a arte para os estudantes e professores como um processo ativo e dinâmico que se relaciona com o atual momento em que vivemos.

Estrutura da Obra

IMPULSIONAR: indica as propostas centrais da obra, diante do contexto atual da Educação, pensando questões sobre tecnologias digitais, metodologias, pedagogia de projetos.

PROJETO DE VIDA: ligado à atuação profissional. De que modo ser professor dialoga com as outras áreas em suas vidas? Destaca o papel do docente como autor, mediador e facilitador de processos, além de protagonista de suas práticas pedagógicas.

VENTILAR: reflexões sobre o estudante, a escola, o professor e as linguagens de artes visuais contemporâneas. Estabelece relações com o mundo ao nosso redor: de que modo a arte contemporânea pode ajudar a rever práticas de ensino e a rotina escolar e ainda compreender as relações com o mundo ao nosso redor?

TATEAR: articulação de temas importantes no ensino das Artes Visuais – Apreciação/ Repertório; Tempo e Espaço; Processos de Criação; Hibridismo; Registros, todos apresentados e discutidos de acordo com as referências contemporâneas de Arte e Educação.

RAMIFICAR: apresenta a interdisciplinaridade e as possibilidades de interação com as outras áreas do conhecimento e com os novos processos de avaliação, mais adequados ao Novo Ensino Médio. Essa unidade desenvolve algumas perspectivas sobre a importância do pensamento pedagógico articulado por meio de projetos. Destaca o papel do docente como autor, mediador e facilitador de processos, além de protagonista de suas práticas pedagógicas.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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