Constrate:
Blog

ARTE: DANÇA – PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

Código da Coleção: 0296P21550

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

Destinada aos professores de Dança, esta obra de formação continuada é um instrumento para a prática pedagógica voltada às novas propostas do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar os professores a investigar a dança como uma linguagem dinâmica, propositora de sentidos e experiências diversas, que se transforma continuamente na relação com os temas e o contexto em que é produzida. O corpo é assunto indispensável em nossa época; por isso, esse trabalho foi desenvolvido de acordo com as inúmeras mudanças trazidas pelo desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, que reconfiguraram muitos hábitos de nosso cotidiano.

Com a linguagem da dança, as materialidades corporais e o movimento tornam-se o centro de investigações e pesquisas que buscam compreender as novas coreografias e configurações – espacialidades, temporalidades, movimentos e hábitos – de nossa realidade sociocultural.

A obra apresenta propostas de reflexão sobre a prática pedagógica sem oferecer fórmulas prontas ou métodos a serem aplicados, pois acreditamos que é o professor quem deve decidir como reformular e organizar seus procedimentos.

Destaques da Obra

As dimensões do conhecimento da Arte preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – criação, crítica, fruição, estesia, expressão e reflexão – estão presentes em toda a obra. Além disso, o livro dá enfoque na importância das perspectivas do corpo e da cultura de movimento no pensamento contemporâneo. Sob a ótica das habilidades e competências previstas pela BNCC, o professor é convidado a pensar em práticas pedagógicas orientadas pelo interesse e contexto de suas turmas e também por estudos, pesquisas e referências estéticas, sociais e culturais, que possibilitam novas relações entre os estudantes e seu modo de olhar para eles mesmos e para o mundo.

Em nossas propostas de reflexão, priorizamos teorias e estudos contemporâneos sobre Educação e Dança. O corpo é entendido em sua complexidade, convocando perspectivas interdisciplinares e o cruzamento de linguagens e conhecimentos em sua análise. Além disso, são apresentadas perspectivas pedagógicas do campo da Arte, propostas para o mapeamento de suas ideias e práticas para serem desenvolvidas em sala de aula.

Assim como na arte, nesta obra não existe certo ou errado; as reflexões propostas podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejudicar a compreensão. Ao longo do material, desenvolvido pela Editora do Brasil, são oferecidas propostas de reflexão, ideias de vivências e pausas para mapear as construções feitas durante esse período.

Estrutura da Obra

IMPULSIONAR: apresenta as propostas centrais da obra, diante do contexto atual da Educação, pensando questões sobre tecnologias digitais, metodologias, pedagogia de projetos.

VENTILAR: reflexões sobre o estudante, a escola, o professor e as práticas pedagógicas sob a perspectiva da Dança. Estabelece relações com o mundo ao nosso redor: de que modo a linguagem do corpo e do movimento pode ajudar a rever práticas de ensino e a rotina escolar – e ainda compreender as relações com o mundo?

TATEAR: articulação de temas importantes no ensino da Arte, com procedimentos da dança contemporânea – Apreciação/Repertório; Tempo e Espaço; Processos de Criação; Hibridismo; Registros –, apresentados e discutidos de acordo com as referências importantes do universo da dança.

RAMIFICAR: a interdisciplinaridade e as possibilidades de interação com as outras áreas do conhecimento e com os novos processos de avaliação, mais adequados ao Novo Ensino Médio. Essa unidade desenvolve algumas perspectivas sobre a importância do pensamento pedagógico articulado por meio de projetos. Destaca o papel do docente como autor, mediador e facilitador de processos, além de protagonista de suas práticas pedagógicas.

DEVIR: apresenta uma reflexão sobre a importância das experiências, das vivências e da formação contínua, exigidas na atividade docente.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

Autores