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CONSTRUINDO O NOVO ENSINO MÉDIO: PROJETOS INTERDISCIPLINARES – BIOLOGIA

Código da Coleção: 0299P21113

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

Desenvolvida exclusivamente para os professores de Biologia, esta obra de formação continuada é um instrumento para a prática pedagógica voltada à adoção das propostas do Novo Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, que sugere uma estrutura curricular flexível e componentes curriculares integrados por área de conhecimento. Essas mudanças foram realizadas de acordo com um novo contexto para a educação global, em um ambiente com transformações rápidas na sociedade, ciência e tecnologia, com a formação dos jovens constantemente adequada para a vida pessoal e o trabalho.

Outra prática que se torna comum é a atuação conjunta dos professores de Biologia, Física e Química no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, intensificando o diálogo com seus pares e compartilhando trabalhos e vivências.

Destaques da Obra

  • Propõe vivências que contribuirão para aprofundar o autoconhecimento, valorizando o projeto de vida dos professores;
  • Possibilita uma visão ampliada dos conteúdos escolares, identificando dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, relacionando-as com o conteúdo que desenvolve as habilidades e competências propostas pela BNCC;
  • Compatibiliza suas práticas disciplinares com possíveis abordagens interdisciplinares;
  • Oferece bases para a construção de avaliação formativa e processual;
  • Forma equipes interdisciplinares, que atuarão no desenvolvimento das competências propostas pela BNCC, transformando os estudantes em cidadãos ativos, com projetos de vida pessoais e comunitários.
  • Explora 4 dimensões da formação docente:
    • Conhecimento de si, do outro e do coletivo;
    • O saber disciplinar em xeque;
    • Área de conhecimento em foco;
    • Repensar a avaliação, para que seja formativa e processual.
  • As metodologias adotadas valorizam o papel dos professores na mediação entre os estudantes e o conhecimento. O livro trabalha, de maneira aprofundada, as práticas e os conceitos pedagógicos propostos pela BNCC, como a inserção do estudante no centro da aprendizagem, formando um cidadão capaz de lidar com os dilemas cotidianos do nosso século.

Estrutura da Obra

Unidade 1 – COMEÇO DE CONVERSA: informações sobre as diretrizes do Novo Ensino Médio e a BNCC, explicando as quatro dimensões consideradas na elaboração desta obra e as metodologias que as embasam.

Unidade 2 – PROJETO DE VIDA: EU, PROFESSOR!: reflexões sobre seu projeto de vida, a valorização dos seus conhecimentos e suas habilidades e as possibilidades de aprendizagens para a vida pessoal e a profissional.

Unidade 3 – BIOLOGIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: os diversos aspectos da presença da Biologia na vida contemporânea, o significado da aprendizagem efetiva de conceitos nesse campo do saber e a organização de currículos capazes de promover a apropriação conceitual.

Unidade 4 – TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: a construção do conhecimento escolar, tratando da teoria da transposição didática sobre um modelo que aborda as concepções aprendidas pelos estudantes como produtos da interação entre conhecimentos, valores e práticas. Reflexões sobre como os conhecimentos científicos são transformados na elaboração dos conteúdos escolares de Ciências da Natureza.

Unidade 5 – DA ORIGEM DAS DISCIPLINAS À EMERGÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE: discussão sobre um dos pontos centrais deste livro – interdisciplinaridade e disciplinaridade não se opõem, se complementam.

Unidade 6 – APRENDENDO E ENSINANDO COM PROJETOS: como foram pensados os projetos interdisciplinares propostos no livro, em consonância com a BNCC, contemplando os seguintes aspectos – pedagogia de projetos, como metodologia ativa e participativa, que propicia a formação integral do estudante; aprendizagem fundamentada em problemas; visão ampliada dos conteúdos escolares; processos cognitivos e objetos da aprendizagem; avaliação como processo formativo e autoavaliação do professor e do estudante; ferramentas para a construção dos projetos interdisciplinares.

Unidade 7 – PROJETOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES: quatro projetos distintos, em três etapas – investigação de um tema escolhido pelos estudantes; proposição de ação nas comunidades por meio do projeto; execução de ação além dos muros da escola.

São temas relevantes para as comunidades dos estudantes, com mediação dos professores para a escolha de questões de pesquisa mais específicas. Gerar ações que ultrapassem os muros da escola demonstra que o aprendizado pode ser levado para a vida, com poder transformador. Os projetos foram baseados na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), de acordo com a estratégia conhecida como “abordagem dos sete passos”.

  • Projeto 1: A saúde da comunidade
  • Projeto 2: Investigando problemas ambientais nas comunidades
  • Projeto 3: Experiências de natureza e atitudes e comportamentos pró-ambientais
  • Projeto 4: Investigando a covid-19

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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