Unidade 1 – COMEÇO DE CONVERSA: informações sobre as diretrizes do Novo Ensino Médio e a BNCC, explicando as quatro dimensões consideradas na elaboração desta obra e as metodologias que as embasam.
Unidade 2 – PROJETO DE VIDA: EU, PROFESSOR!: reflexões sobre seu projeto de vida, a valorização dos seus conhecimentos e suas habilidades e as possibilidades de aprendizagens para a vida pessoal e a profissional.
Unidade 3 – BIOLOGIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: os diversos aspectos da presença da Biologia na vida contemporânea, o significado da aprendizagem efetiva de conceitos nesse campo do saber e a organização de currículos capazes de promover a apropriação conceitual.
Unidade 4 – TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO: a construção do conhecimento escolar, tratando da teoria da transposição didática sobre um modelo que aborda as concepções aprendidas pelos estudantes como produtos da interação entre conhecimentos, valores e práticas. Reflexões sobre como os conhecimentos científicos são transformados na elaboração dos conteúdos escolares de Ciências da Natureza.
Unidade 5 – DA ORIGEM DAS DISCIPLINAS À EMERGÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE: discussão sobre um dos pontos centrais deste livro – interdisciplinaridade e disciplinaridade não se opõem, se complementam.
Unidade 6 – APRENDENDO E ENSINANDO COM PROJETOS: como foram pensados os projetos interdisciplinares propostos no livro, em consonância com a BNCC, contemplando os seguintes aspectos – pedagogia de projetos, como metodologia ativa e participativa, que propicia a formação integral do estudante; aprendizagem fundamentada em problemas; visão ampliada dos conteúdos escolares; processos cognitivos e objetos da aprendizagem; avaliação como processo formativo e autoavaliação do professor e do estudante; ferramentas para a construção dos projetos interdisciplinares.
Unidade 7 – PROJETOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES: quatro projetos distintos, em três etapas – investigação de um tema escolhido pelos estudantes; proposição de ação nas comunidades por meio do projeto; execução de ação além dos muros da escola.
São temas relevantes para as comunidades dos estudantes, com mediação dos professores para a escolha de questões de pesquisa mais específicas. Gerar ações que ultrapassem os muros da escola demonstra que o aprendizado pode ser levado para a vida, com poder transformador. Os projetos foram baseados na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), de acordo com a estratégia conhecida como “abordagem dos sete passos”.
- Projeto 1: A saúde da comunidade
- Projeto 2: Investigando problemas ambientais nas comunidades
- Projeto 3: Experiências de natureza e atitudes e comportamentos pró-ambientais
- Projeto 4: Investigando a covid-19