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CONSTRUINDO O NOVO ENSINO MÉDIO: PROJETOS INTERDISCIPLINARES – QUÍMICA

Código da Coleção: 0300P21123

OBRA APROVADA | Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

Desenvolvido pela Editora do Brasil especialmente para os professores de Química, esta obra de formação continuada constitui um dos preceitos para a adoção das propostas do Novo Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); além disso, propõe uma estrutura curricular flexível e componentes curriculares integrados por área de conhecimento. As novas diretrizes mudam o contexto educacional brasileiro; logo, a atualização do saber docente é de extrema importância.

A partir de agora, os professores de Física, Química e Biologia trabalharão sob a perspectiva da educação na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em que o diálogo entre essas matérias será intensificado com o compartilhamento de ideias e trabalhos.

Destaques da Obra

  • Contribui para a construção e a valorização do projeto de vida do professor, proporcionando novos conhecimentos de ensino e aprendizagem e priorizando as metodologias ativas e participativas.
  • Provoca reflexões sobre a ciência Química como construção histórica e social e, ainda, como maneira particular de descrever o mundo por meio de conceitos e modelos elaborados contínua e dinamicamente.
  • Possibilita ao professor a apropriação de novos conhecimentos para o trabalho pedagógico, priorizando metodologias ativas e participativas.
  • Oferece bases teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares, que incorporam avaliação formativa e processual.
  • Orienta o professor para que faça reflexões sobre suas práticas em um novo contexto educacional repleto de mudanças, que propõe atuações interdisciplinares e por área de conhecimento.
  • Agrega qualidade ao processo de ensino e aprendizagem e atender às demandas da sociedade contemporânea.
  • A obra tem também como um de seus objetivos principais buscar mais engajamento dos estudantes no próprio processo de aprendizagem, propondo temas mais significativos para o cotidiano, contribuindo, assim, para que eles entendam como poderão utilizar esses aprendizados na resolução de desafios pessoais e sociais e na construção de seu projeto de vida, ou seja, apresentando perspectivas consistentes e animadoras para os estudantes.

Estrutura da Obra

Unidade 1 – COMEÇO DE CONVERSA: apresenta as diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio, aplicadas às quatro dimensões consideradas na elaboração desta obra – conhecimento de si, do outro e de nós; ampliação do escopo no saber da Química; ensino disciplinar e área do conhecimento em foco e avaliação, além de metodologias adotadas e referências comentadas.

Unidade 2 – PROFESSOR: SER, FORMAR E TRANSFORMAR: desenvolve subsídios para que o professor elabore um projeto de vida que valorize seus conhecimentos e suas habilidades.

Unidade 3 – CONHECIMENTO QUÍMICO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: discute o conhecimento no campo da Química, com diversas formas de pensamento para ampliar a visão docente sobre esses estudos, em articulação com outras áreas de conhecimento. A importância de um ensino de Química interdisciplinar e contextualizado é ressaltada, com a inclusão de aspectos culturais, sociais, ambientais, éticos, políticos e econômicos, entre outros.

Unidade 4 – ENSINO INTERDISCIPLINAR E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: discute conceitos relacionados à mediação pedagógica e elaboração conceitual na escola, destacando o papel constitutivo do outro na aprendizagem e na formação cultural dos sujeitos.

Unidade 5 – INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICA DOCENTE: a interdisciplinaridade e o ensino de Química podem levar ao compartilhamento de experiências interdisciplinares desenvolvidas na prática da sala de aula e da escola, como as Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares.

Unidade 6 – BASES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA O ENSINO POR PROJETOS: são apresentados aspectos didáticos do ensino por projetos, mostrando, ainda, a importância da participação ativa do estudante na própria aprendizagem pelo engajamento em atividades, além de uma visão de formação voltada para a solução de questões práticas, que ofereçam contribuições à comunidade.

Unidade 7 – PROJETOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES: propõe projetos didáticos que podem ser adaptados conforme o contexto de sua aplicação. Os temas trabalhados são os combustíveis e os impactos ambientais decorrentes de seus usos e a utilização de agrotóxicos e seus efeitos na alimentação saudável.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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