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NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: GESTÃO

Código da Coleção: 0303P21570

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

Com o objetivo de apoiar as equipes gestoras no processo de implementação do Novo Ensino Médio, a Editora do Brasil apresenta aos gestores escolares este conteúdo de formação continuada, que propicia a todos os membros da equipe gestora formas melhores de atuação no cotidiano único, complexo e desafiador que é o da escola.

Os gestores escolares têm a importante missão de liderar a comunidade escolar para a adaptação ao novo currículo do Ensino Médio – uma tarefa complexa para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes.

Por isso, a mobilização e o engajamento da equipe escolar e da comunidade são muito importantes nessa ação. Como responsável legal, judicial e pedagógico da escola, os gestores precisam garantir o bom funcionamento com base em uma gestão participativa, potencializando a gestão democrática, traçando um plano de trabalho coletivo, exercitando a escuta sensível de todas as demandas, possibilitando ambientes de muito diálogo, decidindo em conjunto e exercendo sua função de forma ética.

Destaques da Obra

O objetivo da obra é efetivar um modelo curricular que vá ao encontro das demandas das diferentes culturas da juventude brasileira e dê aos estudantes oportunidade de exercer protagonismo em seus percursos de aprendizagens, na perspectiva da educação integral.

Nesse sentido, as propostas feitas neste livro foram desenvolvidas para orientar os gestores escolares em relação a todas as experiências a serem vivenciadas, com informações importantes para o processo de implementação do novo currículo do Ensino Médio, todas longamente pensadas e planejadas para auxiliá-los em sua atuação:

– Conhecer seu papel como gestor.
– Identificar os próprios interesses dentro e fora da escola.
– Reconhecer as próprias forças e as forças do coletivo no qual a escola está inserida.
– Identificar caminhos e estratégias para superar dificuldades e realizar conquistas.
– Agir com empatia.
– Desenvolver projetos interdisciplinares com sua equipe.
– Refletir sobre sua prática escolar e dividi-las com seus pares.
– Identificar situações de vulnerabilidade dos estudantes.
– Colaborar com redes de proteção social.
– Estabelecer uma relação de cooperatividade com as famílias dos estudantes.

Estrutura da Obra

Unidade 1 – IDENTIDADE E PROJETO DE VIDA: convida o gestor a se aprofundar no autoconhecimento, tanto em aspectos técnicos, quanto emocionais. Propõe a análise dos saberes, da posição na escola e da postura em momentos de mudança e transição.

Unidade 2 – O COLETIVO E O BEM COMUM: aborda o significado de comunidade, com o trabalho coletivo acontecendo de forma organizada, intencional, planejada e sistematizada, destacando a importância de compreender o ponto de vista dos demais membros, apresentando sugestões de como organizar a comunidade escolar contemplando as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

Unidade 3 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO: fala sobre a importância da formação continuada dos profissionais da escola e as dificuldades de gestores e professores em relação às adaptações ao Novo Ensino Médio. São propostas atividades práticas e reflexivas para a formação continuada de todos os profissionais.

Unidade 4 – CIDADANIA EM REDE: trata o contexto no qual a escola está inserida e sugere atenção às questões sociais na construção de um projeto gestor: diferenças, inclusão, cidadania, variedade cultural, dentre muitas outras. Os usos da tecnologia digitais de comunicação e informação são abordados para ajudar na formação continuada permanente da equipe escolar – gestora e docente.

Unidade 5 – A IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO PARA A ESCOLA: explora o itinerário formativo da juventude, o significado de responsabilidade social, a construção de projetos e planos de ação. Nessa unidade há ainda a reflexão dialética entre liberdade e aprisionamento diante do coletivo.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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