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NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: MATEMÁTICA

Código da Coleção: 0306P21023

Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

O Ensino Médio está sendo profundamente transformado. Nesse processo, será necessário construir novas relações de ensino-aprendizagem, nas quais o estudante seja o centro do processo ao mesmo tempo em que os componentes curriculares sejam trabalhados de modo integrado por meio de metodologias ativas.

Para transformar a sala de aula em um espaço vivo, no qual ideias matemáticas são discutidas, confrontadas, validadas ou refutadas, aplicadas a situações reais e integradas a outras áreas de conhecimento, esta obra traz situações em que os professores devem refletir sobre a Matemática e a Matemática escolar, os processos de ensino-aprendizagem e a função da avaliação, levando em conta experiências pessoais e as experiências em ensino e aprendizado.

Destaques da Obra

A obra, cujo intuito é apoiar o professor de Matemática na implantação do Novo Ensino Médio, está dividida em quatro unidades que abordam, respectivamente, os seguintes temas:

  • Projeto de vida do professor;
  • Problematização do ensino disciplinar;
  • Problematização da interdisciplinaridade;
  • Novos processos de avaliação.

Estrutura da Obra

Unidade 1 – CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DE NÓS: essa Unidade convida o professor a refletir sobre suas vivências pedagógicas no contexto escolar do Ensino Médio. Pensamos e entrelaçamos o conhecer-se, o relacionar-se e o projetar-se para que os docentes ampliem seus conhecimentos de si e suas relações com os jovens, os pares e a comunidade escolar, projetando-se para um mundo em transformação. 

Unidade 2 – O SABER DISCIPLINAR EM XEQUE: aqui, a discussão gira em torno dos objetos de conhecimento e da relação deles com as habilidades e competências específicas da Matemática. Na organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os objetos de conhecimento estão implícitos nas habilidades; assim, um mesmo objeto faz parte de várias habilidades e pode contemplar o desenvolvimento de mais de uma competência específica. Sob essa ótica, os objetos matemáticos são observados sob múltiplos olhares, em consonância com as habilidades e competências que se pretende desenvolver. Os processos matemáticos defendidos pela BNCC auxiliam na ampliação da autonomia e do protagonismo dos estudantes, pois os colocam no centro do processo de aprendizagem, assim como as metodologias ativas, que também são exploradas e sugeridas como processo metodológico para o desenvolvimento de habilidades e competências. Desse modo, é indicado o uso de aula invertida, ensino híbrido, discussões, seminários, problematização e outras técnicas.

Por meio das atividades propostas e das reflexões promovidas, destaca-se, ao longo da Unidade, a importância de o professor rever os papéis dos atores do ensino e da aprendizagem matemática, atribuindo funções mais ativas aos estudantes como maneira de desenvolver e ampliar a autonomia deles, auxiliando-os na construção de seu projeto de vida.

Unidade 3 – ÁREA DE CONHECIMENTO EM FOCO: essa Unidade aborda as conexões entre diferentes objetos de conhecimento como principal característica da organização do conhecimento em áreas. Para promover essa discussão, partimos do estudo de como ocorre a organização do conhecimento na BNCC e das implicações das escolhas feitas pelo documento, visando compreender o que elas nos dizem sobre a finalidade da escola brasileira, de acordo com a BNCC, e o perfil de cidadão que essa escola deve formar.

Unidade 4 – REPENSANDO A AVALIAÇÃO: este é um tema por vezes tratado como tabu, uma vez que fundamenta a tomada de decisões importantes, como aprovações e reprovações. Em relação a essa última, convidamos o docente a refletir sobre os possíveis papéis que a avaliação exerce na escola, tanto do ponto de vista dos professores como dos estudantes. Desse modo, propomos um olhar cuidadoso para buscar o desenvolvimento de práticas avaliativas transparentes, éticas, justas e com a função principal de apoiar a aprendizagem.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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