Unidade 1 – COMEÇO DE CONVERSA: apresenta as diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio, as características do professor do século XXI e os princípios da obra, que se baseiam na homologia de processos (quando o professor aprende na prática aquilo que vai ensinar à turma) e nas metodologias ativas, que levam em conta os diversos modos de aprender e as estratégias diversificadas de ensino. Aqui você também encontra um debate acerca do referencial teórico-metodológico das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com a função de dar conta dos fenômenos a serem abordados e explicados no contexto do Ensino Médio.
Unidade 2 – CAMINHOS E TRANSFORMAÇÕES: o professor é convidado para um mergulho de autoconhecimento, conectando sua história e o contexto em que vive com suas expectativas futuras, a fim de buscar significados em múltiplas dimensões (profissional, social, física e emocional).
Unidade 3 – QUAL É O LUGAR DA SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO?: aborda a especificidade da Sociologia como componente escolar e seu papel na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e também incentiva o questionamento a respeito do isolamento da disciplina na escola, propondo uma análise dos objetos de conhecimento à luz do desenvolvimento das Competências Gerais e Específicas preconizadas pela BNCC.
Unidade 4 – PARA QUE INTEGRAR CONHECIMENTOS?: traz as contribuições que a Sociologia pode oferecer para efetivar uma abordagem integrada dos saberes na escola. Para isso, apresenta, sob a forma de vivências, a necessidade e as possibilidades de um diálogo permanente entre os objetos de conhecimento, as metodologias e os saberes na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, assim como a demanda de que os conhecimentos estejam contextualizados na vida do professor e na do estudante, levando em conta a realidade local, ou seja, a da escola.
Unidade 5 – COMO IDENTIFICAR A APRENDIZAGEM?: indica uma das grandes mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio – a de que o estudante deve ser corresponsável pelo próprio processo de ensino e aprendizagem. Diante desse novo paradigma, essa Unidade auxilia a repensar e construir novos modelos de avaliação e instrumentos que considerem os caminhos particulares pelos quais cada estudante aprende e que possam contribuir para melhorar a aprendizagem, orientar as práticas didáticas e possibilitar uma experiência de conhecimento ampliada.
Unidade 6 – SISTEMATIZAR E PLANEJAR: visa auxiliar o docente para que ele possa sistematizar aquilo que aprendeu e seja capaz de elaborar o planejamento do seu curso de modo consciente e organizado. A Unidade propõe também que o professor crie o seu próprio plano de ações, no sentido de implementar cotidianamente práticas, atitudes e hábitos necessários para alcançar seus objetivos e colaborar com a construção do seu projeto de vida. Por fim, é apresentada uma proposta de autoavaliação, na qual o docente pode identificar suas aprendizagens ao longo dessa formação, valorizar suas novas aquisições e observar temas que demandam mais aprofundamento e estudos.