Entenda o PNLD
Diretamente pelo site do FNDE: www.fnde.gov.br
Somente materiais para o Ensino médio
Divididas em cinco objetos que visam concretizar as novas demandas do segmento:
O que é | Ano da escolha | Tempo de uso do material nas escolas | |
Objeto 1 | Projetos Integradores e Projetos de Vida | 2021 | 3 anos (2021 à 2024) |
Objeto 2 | Obras didáticas por área do conhecimento e obras específicas | 2021 | 3 anos (2022 à 2024) |
Objeto 3 | Obras de formação continuada para professores e gestores | 2021 | 3 anos (2022 à 2024) |
Objeto 4 | Recursos digitais | 2021 | 3 anos (2022 à 2024) |
Objeto 5 | Obras literárias (Língua Portuguesa ou Inglesa) | 2021 | 3 anos (2022 à 2024) |
Linguagens e suas Tecnologias
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física
Matemática e suas Tecnologias
Componente curricular: Matemática
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Componentes curriculares: Filosofia, Geografia, História e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Componentes curriculares: Biologia, Física e Química
Obra didática: Projetos integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.
Obra didática: Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.
Obra didática: Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.
Obra didática: Projetos Integradores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.
Obra didática: Projeto de Vida (Volume Único) e 3 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.
- Projetos Integradores
Grande parte dos estudantes que ingressarão no Ensino Médio no próximo ano não tiveram o ensino baseado no trabalho com competências e habilidades estabelecidos na BNCC, configurando, assim, um momento de transição.
Desse modo, a premissa para a composição das obras didáticas foi a Competência Geral 7 da BNCC (Argumentação), que, somada ao olhar articulado dos componentes curriculares, viabiliza o pontapé inicial para a nova dinâmica metodológica proposta para o segmento.
Para garantir aprendizagens significativas, esse olhar interdisciplinar possibilita que o estudante entenda a pluralidade e fluidez do mundo atual, compreendendo a necessidade de diferentes perspectivas para um mesmo objeto e a metodologia envolvida nesse processo.
Desse modo, os livros de Projetos Integradores visam promover momentos de integração entre os componentes curriculares que compõem as Áreas de Conhecimento concomitantemente a temas integradores exigidos no edital do Programa.
Entenda um pouco mais sobre a organização e estrutura dessas obras:
- Cada obra de Projetos Integradores é composta de 6 projetos por área do conhecimento e contará com Livro do Estudante impresso; para o professor, Manual também impresso; e, como material digital, seis vídeotutoriais (um por projeto);
- As obras didáticas de Projetos Integradores serão compostas pelo Livro do Estudante impresso, Manual do Professor impresso e material digital do professor (seis videotutoriais);
- A obra didática de Projetos Integradores será constituída por volume único por área do conhecimento, conforme tabela abaixo;
- Para cada projeto deve ser apresentado um videotutorial correspondente, totalizando seis videotutoriais por obra;
- Cada videotutorial tem caráter complementar, devendo retomar elementos-chave da obra impressa em linguagem audiovisual de fácil entendimento e que seja atrativa aos professores;
- A obra didática de Projetos Integradores será formada por seis projetos para cada área do conhecimento, conforme tabela abaixo:
Número do projeto | Tema Integrador | Competências Gerais da BNCC que devem ser trabalhadas de maneira prioritária | |
1 | STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) | 7 (Argumentação), 1 (Conhecimento) e 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo) | |
2 | Protagonismo Juvenil | 7 (Argumentação), 3 (Repertório Cultural) e 8 (Autoconhecimento e Autocuidado) | |
3 | Midiaeducação | 7 (Argumentação), 4 (Comunicação) e 5 (Cultura Digital) | |
4 | Mediação de Conflitos | 7 (Argumentação), 9 (Empatia e Cooperação ) e 10 (Responsabilidade e Cidadania) | |
5 | Livre escolha de um dos temas anteriores e de seu respectivo grupo de competências correlatas ou tema novo, enfocando obrigatoriamente três Competências Gerais , sendo uma delas necessariamente a competência 7 (Argumentação da BNCC) | ||
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- Projetos de Vida
Considerando-se a ênfase na BNCC ao protagonismo juvenil, o Ensino Médio, como última etapa da Educação Básica, deve oferecer suporte para a formação integral dos estudantes nos âmbitos pessoal e social, reconhecendo-os como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
A escola tem o papel de auxiliar neste processo, e a obra de Projeto de Vida traz um aporte para tal desenvolvimento, tendo como norte o autoconhecimento nas dimensões:
- Autoconhecimento | O encontro consigo (Quem sou eu? Quais meus interesses?);
- Expansão e exploração | O encontro com o outro e o mundo (Como me relaciono comigo mesmo e com os outros?);
- Planejamento | O encontro conosco e o futuro (O que eu quero para minha vida? Quais passos preciso para alcançar meus objetivos?).
Desse modo, enfoca prioritariamente as Competências Gerais 6 (Trabalho e Projeto de Vida) e 7 (Argumentação), prezando pelo desenvolvimento da formação cidadã dos estudantes em meio à sua realidade e de constâncias e inconstâncias do mundo que o cerca.
A obra didática de Projeto de Vida será composta pelo Livro do Estudante impresso (volume único), Manual do Professor impresso e Material Digital do Professor (três videotutoriais).
Os videotutoriais têm caráter complementar, que retomam elementos-chave da obra impressa em linguagem audiovisual de fácil entendimento e que seja atrativa aos professores.