Constrate:

Entenda o PNLD

Entenda o PNLD

2º) Para qual segmento se destina o PNLD 2021?

Somente materiais para o Ensino médio

3º) Como estão dividas as obras, quando ocorrerá a escolha de cada uma delas e por quanto tempo serão utilizadas?

Divididas em cinco objetos que visam concretizar as novas demandas do segmento:

O que é Ano da escolha Tempo de uso do material nas escolas
Objeto 1 Projetos Integradores e Projetos de Vida 2021 3 anos (2021 à 2024)
Objeto 2 Obras didáticas por área do conhecimento e obras específicas 2021 3 anos (2022 à 2024)
Objeto 3 Obras de formação continuada para professores e gestores 2021 3 anos (2022 à 2024)
Objeto 4 Recursos digitais 2021 3 anos (2022 à 2024)
Objeto 5 Obras literárias (Língua Portuguesa ou Inglesa) 2021 3 anos (2022 à 2024)
4º) Quais Áreas de conhecimento estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Linguagens e suas Tecnologias

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física

Matemática e suas Tecnologias

Componente curricular: Matemática

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Componentes curriculares: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Componentes curriculares: Biologia, Física e Química

5º) Quais as composições das obras do Objeto 1?

Obra didática: Projetos integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.

Obra didática: Projetos Integradores da área de Matemática e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.

Obra didática: Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.

Obra didática: Projetos Integradores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Volume Único) e 6 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.

Obra didática: Projeto de Vida (Volume Único) e 3 videotutoriais de Material Digital de Apoio ao Professor.

6º) O que aborda cada projeto e como estão organizados?
  1. Projetos Integradores

Grande parte dos estudantes que ingressarão no Ensino Médio no próximo ano não tiveram o ensino baseado no trabalho com competências e habilidades estabelecidos na BNCC, configurando, assim, um momento de transição.

Desse modo, a premissa para a composição das obras didáticas foi a Competência Geral 7 da BNCC (Argumentação), que, somada ao olhar articulado dos componentes curriculares, viabiliza o pontapé inicial para a nova dinâmica metodológica proposta para o segmento.

Para garantir aprendizagens significativas, esse olhar interdisciplinar possibilita que o estudante entenda a pluralidade e fluidez do mundo atual, compreendendo a necessidade de diferentes perspectivas para um mesmo objeto e a metodologia envolvida nesse processo.

Desse modo, os livros de Projetos Integradores visam promover momentos de integração entre os componentes curriculares que compõem as Áreas de Conhecimento concomitantemente a temas integradores exigidos no edital do Programa.

Entenda um pouco mais sobre a organização e estrutura dessas obras:

  • Cada obra de Projetos Integradores é composta de 6 projetos por área do conhecimento e contará com Livro do Estudante impresso; para o professor, Manual também impresso; e, como material digital, seis vídeotutoriais (um por projeto);
  • As obras didáticas de Projetos Integradores serão compostas pelo Livro do Estudante impresso, Manual do Professor impresso e material digital do professor (seis videotutoriais);
  • A obra didática de Projetos Integradores será constituída por volume único por área do conhecimento, conforme tabela abaixo;
  • Para cada projeto deve ser apresentado um videotutorial correspondente, totalizando seis videotutoriais por obra;
  • Cada videotutorial tem caráter complementar, devendo retomar elementos-chave da obra impressa em linguagem audiovisual de fácil entendimento e que seja atrativa aos professores;
  • A obra didática de Projetos Integradores será formada por seis projetos para cada área do conhecimento, conforme tabela abaixo:
Número do projeto Tema Integrador Competências Gerais da BNCC que devem ser trabalhadas de maneira prioritária
1 STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) 7 (Argumentação), 1 (Conhecimento) e 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo)
2 Protagonismo Juvenil 7 (Argumentação), 3 (Repertório Cultural) e 8 (Autoconhecimento e Autocuidado)
3 Midiaeducação 7 (Argumentação), 4 (Comunicação) e 5 (Cultura Digital)
4 Mediação de Conflitos 7 (Argumentação), 9 (Empatia e Cooperação ) e 10 (Responsabilidade e Cidadania)
5 Livre escolha de um dos temas anteriores e de seu respectivo grupo de competências correlatas ou tema novo, enfocando obrigatoriamente três Competências Gerais , sendo uma delas necessariamente a competência 7 (Argumentação da BNCC)
6

 

  1. Projetos de Vida

Considerando-se a ênfase na BNCC ao protagonismo juvenil, o Ensino Médio, como última etapa da Educação Básica, deve oferecer suporte para a formação integral dos estudantes nos âmbitos pessoal e social, reconhecendo-os como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.

A escola tem o papel de auxiliar neste processo, e a obra de Projeto de Vida traz um aporte para tal desenvolvimento, tendo como norte o autoconhecimento nas dimensões:

  • Autoconhecimento | O encontro consigo (Quem sou eu? Quais meus interesses?);
  • Expansão e exploração | O encontro com o outro e o mundo (Como me relaciono comigo mesmo e com os outros?);
  • Planejamento | O encontro conosco e o futuro (O que eu quero para minha vida? Quais passos preciso para alcançar meus objetivos?).

Desse modo, enfoca prioritariamente as Competências Gerais 6 (Trabalho e Projeto de Vida) e 7 (Argumentação), prezando pelo desenvolvimento da formação cidadã dos estudantes em meio à sua realidade e de constâncias e inconstâncias do mundo que o cerca.

A obra didática de Projeto de Vida será composta pelo Livro do Estudante impresso (volume único), Manual do Professor impresso e Material Digital do Professor (três videotutoriais).

Os videotutoriais têm caráter complementar, que retomam elementos-chave da obra impressa em linguagem audiovisual de fácil entendimento e que seja atrativa aos professores.