Ernani Vassoler Rodrigues
Professor há mais de XX anos, licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Física, Doutor em Educação Científica, Pesquisador na área de Educação Científica.
Ler maisMaterial de divulgação – versão em processo de avaliação.
Projetos no formato do novo ensino médio
Essa obra nasceu para dar ainda mais sentido ao aprendizado da Matemática, mostrando de forma prática e interativa como a sociedade pode ser impactada positivamente pela aplicação do conhecimento científico.
Explica como trabalhar com projetos, levando em consideração sua estrutura, a gestão de tempo e a avaliação.
Oportunidade de sensibilização sobre o tema por meio da leitura de uma imagem relacionada ao conteúdo.
Contextualiza o tema com uma breve abordagem histórica, antropológica ou social e com respostas sobre o que será trabalhado (“Para quê?”, “Por que?”, “Como?”).
Aprofunda o conteúdo específico do texto ao qual o boxe está vinculado, ofertando mais informações sobre ele.
Atividades para reconhecimento detalhado da situação-problema, com levantamento de hipóteses e coleta de dados. Aqui também acontecerá o primeiro momento de autoavaliação, no boxe Avalie!.
Apresenta diferentes propostas de condução do conteúdo, cada uma com as devidas formas de avaliação processual.
Momento de reflexão para a prototipação da solução e coleta de feedbacks para a melhoria do projeto.
Professor há mais de XX anos, licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Física, Doutor em Educação Científica, Pesquisador na área de Educação Científica.
Ler maisProfessor há 35 anos, licenciado em Matemática e docente efetivo do Ensino Médio da rede pública de São Paulo.
Ler maisProfessora do Instituto Federal de São Paulo, Licenciada em Matemática, Mestre em Ciências e Doutora em Educação.
Ler maisGraduado em Engenharia de Produção, Licenciado em Física, Mestre em Ciências e Pesquisador nas áreas de Ensino e aprendizagem de Ciências e Práticas de Ensino Inovadoras.
Ler maisSou professor há 40 anos, licenciado em Física, Mestre em Ensino de Ciências, Doutor em História da Ciência. Participou da elaboração de currículos de Física e de projetos de formação de professores.
Ler mais