UNIDADE 1 | A arte sempre se transforma
Ponto de partida: Construindo mundos: palavras, ideias e imagens
A cultura pertence a todos nós
Representações e narrativas em arte
Narrando a história
Um fim e um começo
PERCURSO 1 | A arte conta muitas histórias
O corpo nas danças palacianas
A figura da bailarina romântica
A Baderna: entre a nobreza e o povo
Práticas de criação: O estudo e os registros do corpo: pantomima
Um retrato de um corpo é o retrato de uma época
Um retrato que espelha o pensamento do artista
PERCURSO 1 | A arte conta muitas histórias
Retratos ao acaso
Imagens e identidades em épocas diversas
Shakespeare – A humanidade em cena
Práticas de criação: Ler, dizer e escutar
Commedia dell’arte e os tipos sociais
Molière – Crítica social por meio do humor
PERCURSO 2 | Processos criativos
Afresco – superfície e pigmento fundidos
Práticas de criação: Criando uma cena
A delicadeza do papel
Os componentes da cena
Teatro nas ruas
Arena, teatro elisabetano e palco italiano: diferentes espaços da cena
PERCURSO 2 | Processos criativos
Cenários no palco e na imaginação
Tragédia e comédia: gêneros que transcendem suas épocas
Teatro no Brasil
Música de celebração: diversidade de sons e cores
Música colonial brasileira em Minas Gerais
Música no Império
PERCURSO 2 | Processos criativos
Práticas de criação: Criando uma lista de músicas
Aspectos da música indígena
Aspectos e tradições de pessoas negras na cultura brasileira
PERCURSO 3 | Cenário: contextos da arte no Brasil
A teatralidade das manifestações culturais
Celebrações e narrativas orais
Contextos da cena teatral brasileira no século XIX
Companhias de teatro profissional no Brasil
A dramaturga Maria Angélica Ribeiro
PERCURSO 3 | Cenário: contextos da arte no Brasil
Práticas de criação: Representatividade na arte
Transformações musicais no século XIX
Compositora, maestra e pianista
Criando uma opereta
Esculturas e as identidades coletivas
Movimento e grandiosidade
Um jeito bem brasileiro: Barroco mineiro e Aleijadinho
PERCURSO 3 | Cenário: contextos da arte no Brasil
Práticas de criação: Composição e ornamentação
Escultura: o que fica talhado em pedra
Linha de chegada: Posturas parecidas, cenários diferentes
Narrativas cênicas
UNIDADE 2 | Um novo olhar
Ponto de partida: Transformar é preciso
Como era o amanhã, para os de ontem?
Práticas de criação: Iluminar o olhar
Surrealismo nas artes visuais, literatura e cinema
Fotografia – novos olhares
Modernismo no Brasil – Semana de 22
Transformar a escola com arte
PERCURSO 1 | Uma nova forma de produzir arte
Um novo olhar
A música da Belle Époque na Europa
A consolidação da música
popular brasileira
As origens do samba
PERCURSO 1 | Uma nova forma de produzir arte
Práticas de criação: O samba no cotidiano
O corpo nas danças
Pioneiras da dança moderna: um novo jeito de dançar
Inspiração para mover
Práticas de criação: Analisando as ações
Criando uma cena moderna
Qorpo-Santo, o dramaturgo que dialoga com o futuro
PERCURSO 1 | Uma nova forma de produzir arte
Textos cênicos e os modos de encená-los
Século XX – transformações no Brasil e na cena
Teatro de Revista, música, dança e humor
Práticas de criação: Figurinos com referências da história da arte
Teatro moderno no Brasil
A profissionalização dos grupos de teatro
PERCURSO 2 | Diálogos com o cotidiano
A formação profissional do bailarino
Posição e postura: sutis diferenças
A influência também acontece nas artes
A dança em Corpos Velhos – Para que servem?
Práticas de criação: Anotação de movimento
Muitas músicas brasileiras
A música black nas periferias do Rio de Janeiro
Objeto sonoro: o som em si
PERCURSO 2 | Diálogos com o cotidiano
Sons e sonoridades da sua vida
Música, história e cotidiano
Vida concreta e subjetividade
A arte pensa sobre si mesma
Práticas de criação: Experiência de colagem abstrata
Arte concreta brasileira – Concretismo e Neoconcretismo
PERCURSO 3 | Arte e tecnologia
Tecnologia: Desde quando?
Op art – O movimento está no olho
Práticas de criação: Agamógrafo
Arte cinética
Desenvolvimento técnico e novas mídias em diálogo com a cena
Cenografia e iluminação
O rei da vela e Roda viva: contrapontos às mídias de massa
Teatro de Arena
PERCURSO 3 | Arte e tecnologia
Teatro fórum
Espetáculo O balcão – uma revolução da encenação brasileira
Novos tempos, novas músicas
Técnicas e tecnologias em música
Práticas de criação: Playlist comentada: Quais músicas são significativas para você?
PERCURSO 3 | Arte e tecnologia
Muitas músicas eletrônicas
Notação musical – uma técnica em permanente transformação
Música, política e tecnologia
Linha de chegada: Acervo expressivo
Materialidade e criação coletiva
Registro e compartilhamento
UNIDADE 3 | Saber de onde vim para saber para onde vou
Ponto de partida: Cem anos de antropofagia
Ressignificar o legado modernista para a arte brasileira
Emicida no Theatro Municipal
A arte na minha quebrada!
Decolonialidade na arte
Afrofuturismo – imaginar um amanhã igualitário
Arte para pensar e agir
PERCURSO 1 | Do local ao global: centralizar nas margens
Onde está o centro?
Práticas de criação: Coleta de desejos e transformação no bairro
Cidades utópicas
Global/Local
A vida em comunidade nos muitos “Brasis”
A decolonização da música
Música urbana: novos gêneros
PERCURSO 1 | Do local ao global: centralizar nas margens
Texto e música: um sarau para a sua comunidade
Clube da Esquina: música mineira
Tradição local, expressão global
As culturas e o mercado de trabalho
Ritos na cultura afro-brasileira
Práticas de criação: Atualizando o sarau
PERCURSO 2 | Patrimônio: entre o antigo e o novo
Música, um bem imaterial
Carrossel de imagens
Práticas de criação: Campanha de preservação de uma prática musical
Música, tradições e transformações
PERCURSO 2 | Patrimônio: entre o antigo e o novo
Globalização e música
Retratos históricos de uma coletividade
Museus guardam olhares
No museu cabe uma comunidade
Criação de um museu temporário
Teatro e patrimônio cultural
Grupo Galpão – patrimônio do teatro mineiro e brasileiro
PERCURSO 2 | Patrimônio: entre o antigo e o novo
Teatro como prática identitária
Meu Seridó – narrar o sertão dentro de mim
Práticas de criação: O que o lugar onde vivo diz sobre mim?
O direito à cultura e à cidade
Práticas de criação: Olhar o passado, ressignificar o presente
PERCURSO 3 | Trânsitos da arte contemporânea
Diluição de fronteiras
A liberdade da performance
A cena contemporânea: fragmentos narrativos
Representar e narrar: a construção da cena e do pensamento
Realidade em atrito com a ficção
PERCURSO 3 | Trânsitos da arte contemporânea
Práticas de criação: Rever os estereótipos sobre as culturas indígenas
Teatro, uma linguagem para e pela diversidade
Descobrir ou desencobrir: pensar e agir
A natureza pede cuidados
PERCURSO 3 | Trânsitos da arte contemporânea
Performance sobre o Antropoceno
Dançar com a câmera
A presença do corpo na era digital
A música de hoje
A música eletroacústica
Música telemática
Como você escuta música?
Gêneros musicais que se combinam
PERCURSO 3 | Trânsitos da arte contemporânea
Práticas de criação: Criando sons e músicas
Instalações sonoras: quando as artes se encontram
Linha de chegada: Laboratório de criação artística coletiva
Investigar a criação