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NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: PORTUGUÊS

Código da Coleção: 0307P21013

OBRA APROVADA | Obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 3 | Material de divulgação Editora do Brasil

O Novo Ensino Médio traz às práticas didáticas a criação de um espaço que estimule o estudante a planejar seu projeto de vida. Para isso, o professor também precisa ser visto como sujeito que tem sonhos, desejos e um projeto de vida; é fundamental estar munido de instrumentos para atuar de forma segura no papel de professor.

Editora do Brasil produziu este material para contribuir com sua jornada, ajudando-o a superar obstáculos e vencer medos; estimulando o trabalho em equipe com colegas da área e com os estudantes. Por isso, algumas atividades são propostas para realizar sozinho e outras, com seus pares. Sugerimos sequências de atividades que serão oportunas para pensar sobre si, sobre o outro e sobre o nós. Juntos, refletiremos sobre o processo de ensino-aprendizagem, ampliando o domínio sobre os objetos de conhecimento da área e sobre a avaliação.

Destaques da Obra

A obra discute a necessidade de um trabalho interdisciplinar, bem como os desafios e as vantagens que a articulação de áreas implica. Para que as vivências sejam efetivas, porém, será preciso se dedicar a elas, separar um tempo para o estudo e estar aberto ao novo. Esta obra não traz respostas prontas, pois as respostas devem ser construídas na prática diária. Apontamos alguns caminhos, mas o professor decide qual vai trilhar e as propostas que vão ser executadas, para que seja possível fazer com cumplicidade, respeito e valorização da profissão de professor.

Estrutura da Obra

Unidade 1 – CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO NÓS: dedicada à realização de vivências voltadas para a reflexão sobre si e sua relação com o outro. Um professor consciente de si mesmo e de suas interações é capaz de auxiliar o estudante em momentos de transformação, como neste Novo Ensino Médio, e propiciar experiências que permitam o crescimento autônomo dele.

Unidade 2 – BUSCANDO O DIÁLOGO: traz vivências que promovem a oportunidade de ampliar conhecimentos a respeito dos objetos do componente curricular, bem como compreender a dinâmica que une os componentes curriculares que formam a área de conhecimento. As vivências despertam a necessidade de avaliar conhecimentos a respeito desses objetos de ensino e de refletir sobre os usos deles nas mais diversas abordagens.

Unidade 3 – TECENDO REDES: trata sobre as experiências no mundo essencialmente interdisciplinar. Essa perspectiva dá a ideia de que a fragmentação do ensino dentro das escolas precisa ser repensada: é importante que os professores trabalhem em conjunto para que a escola seja cada vez mais próxima da realidade dos estudantes e para que o estudo realmente faça sentido para eles. Por isso, essas vivências visam discutir a interdisciplinaridade no contexto de formação por área de conhecimento e, também, entre áreas.

Unidade 4 – COMO E POR QUE AVALIAR?: os processos avaliativos são discutidos e é promovido um espaço para criação de novas abordagens avaliativas. As vivências das unidades preveem atividades individuais e coletivas, com a proposta de organizar momentos de encontros entre docentes para executar as propostas de atividades – com a liberdade de modificar, acrescentar ou negar as atividades propostas. Os percursos da obra convergem para a produção de um memorial, no qual você vai rememorar e registrar as experiências de vida que considera motivadoras, compartilhando-as com o grupo.

Videotutoriais

A obra é acompanhada de um videotutorial que, sinteticamente, apresenta:

  • Abordagem teórico-metodológica;
  • Os objetivos e as as justificativas das unidades;
  • Conceitos primordiais da BNCC que serão abordados;
  • Os procedimentos a serem

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