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Por dentro do PNLD 2026 – Ensino Médio

Com o intuito informar os professores sobre as etapas e prazos do processo de escolha do PNLD 2026 Ensino médio, trazemos as principais perguntas e respostas.

Nós, da Editora do Brasil, estamos ao seu lado, fazendo o possível para facilitar o seu dia a dia e junto com você transformar o país pela educação.

Que tipo de obras estão disponíveis no PNLD 2026 – Ensino Médio?

Os professores têm 2 tipos de escolha ao longo do Programa:

Categoria 1 – Livros didáticos por área de conhecimento

Categoria 2 – Livros didáticos de projetos integradores

Categoria 1 – Livros didáticos por área de conhecimento

Cada um dos componentes curriculares terá um livro com uma versão impressa e uma versão eletrônica com acréscimo de recursos educacionais digitais.

Linguagens e suas tecnologias 1

  • Língua Portuguesa
  • Redação
  • Arte

Linguagens e suas tecnologias 2

  • Língua estrangeira – inglês ou espanhol

Linguagens e suas tecnologias 3

  • Educação Física

Educação Digital

  • Educação Digital

Matemática e suas tecnologias

  • Matemática

Ciências da natureza e suas tecnologias

  • Química
  • Física
  • Biologia

Ciências humanas e sociais aplicadas

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
Categoria 2 – Livros didáticos de projetos integradores

As quatro áreas do conhecimento terão, cada uma, um livro que apresenta projetos integradores com didáticas que aproximam o mundo do trabalho e o da educação digital, abordam as culturas juvenis e a capacidade de engajar os estudantes do Ensino Médio.

Áreas do conhecimento

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas
Quando será a escolha do PNLD 2026 – Ensino Médio?

A escolha está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Para mais informações acesse o site do FNDE clicando aqui

Como será a escolha do PNLD 2026 – Ensino Médio?

Espera-se que os professores das disciplinas que pertencem à mesma área do conhecimento indiquem, em conjunto, a coleção que querem utilizar na escola.

Esse processo deve acontecer de modo coletivo e democrático.

Abaixo indicamos as coleções compostas por mais de um componente curricular:

Coleção de Linguagens e Suas Tecnologias 1: composta de livros de Português, de Redação e de Arte.

Coleção de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: composta de livros de Química, Biologia e Física.

Coleção de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: composta de livros de Sociologia, Filosofia, História e Geografia.

Além disso, os livros de Projetos Integradores apresentam propostas interdisciplinares, por isso também requerem uma escolha que envolva os professores dos respectivos componentes curriculares.

 

Os livros para análise serão enviados para as escolas?

O envio dos livros para análise fica a critério de cada editora. No entanto, elas são podem enviar apenas uma AMOSTRA PARCIAL de cada livro.

É obrigatório escolher a mesma coleção ou editora para todos as categorias?

Não é obrigatório escolher a mesma coleção ou editora para todas as categorias ou áreas do conhecimento.

Por quanto tempo os livros serão utilizados?

O tempo de uso dos livros é de 4 anos, de 2026 a 2029.

Todos os materiais são reutilizáveis, ou seja, precisam ser preservados para que no ano seguinte sejam entregues para a nova turma de estudantes.

Como acontece o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)?
  1. Seleção de materiais

O primeiro passo consiste na publicação de um edital pelo Ministério da Educação (MEC) chamando as editoras a inscreverem suas obras no PNLD.

 

  1. Análise dos materiais inscritos

Os livros inscritos passam por uma criteriosa avaliação, com o objetivo de verificar qualidade pedagógica, o alinhamento à BNCC o respeito aos direitos humanos, entre outros aspectos.

Essa análise é feita por uma equipe de especialistas e, para que a obra seja aprovada, ela precisa atender a também aos requisitos de acessibilidade, clareza e relevância pedagógica.

 

  1. Divulgação e período de escolha

Depois das avaliações, o MEC publica a lista de obras aprovadas no Guia Digital do PNLD com uma descrição detalhada dos materiais. Além disso, as editoras também disponibilizam seus catálogos às escolas, facilitando o acesso dos professores aos conteúdos dos livros.

 

  1. Período de escolha

O FNDE estabelece um prazo específico para que as escolas avaliem e escolham os materiais didáticos.

A escolha deve ser feita seguindo um dos 3 modelos determinado pela Secretaria de Educação. São eles:

  • Única para cada escola.
  • Única para cada grupo de escolas da rede.
  • Única para todas as escolas da rede.

 

  1. Entrega dos materiais

Os livros escolhidos serão entregues de duas formas pelo FNDE:

  • Impresso: espera-se que a distribuição aconteça no início do ano letivo seguinte.
  • Digital: os livros são publicados no Portal do Livro do PNLD.

 

Confira o edital simplificado divulgado pelo FNDE neste link: Edital Ensino Médio 2026-2029.pdf

O que são os modelos de escolha?

As Secretarias de Educação poderão organizar suas escolas em torno 3 modelos de escolha:

  • Única para cada escola: a escola decide, individualmente, quais livros quer receber.
  • Única para cada grupo de escolas da rede: são criados conjuntos de escolas com características semelhantes (por exemplo: localização, desempenho em avaliações externas, número de alunos etc.) para que elas recebam as coleções mais votadas dentro daquele grupo.
  • Única para todas as escolas da rede: ocorre a unificação de 100% das escolas da rede. Todas elas deverão receber os mesmos livros, ou seja, aqueles mais votados no sistema.

Mesmo diante de uma escolha por grupos ou unificada, os professores devem participar da decisão coletiva em sua escola. Isso porque todas elas devem registrar o voto no sistema PDDE Interativo.

As escolas deverão ser comunicadas com antecedência pela sua rede de ensino sobre qual modelo de escolha foi decidido. Se nenhum modelo for oficializado, automaticamente, o modelo “escolha única para cada escola” passa a ser o padrão para todas elas.

Como serão os livros digitais?

Professores e estudantes terão acesso a livros interativos que trarão recursos como vídeos, áudios e mapas clicáveis diretamente em suas páginas.

Eles poderão ser usados em:

  • Celulares
  • Notebooks
  • Tablets
  • Computadores de mesa

Os livros digitais serão distribuídos pelo FNDE via plataforma própria.

Confira informações oficiais aqui Obras digitais do PNLD — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Como receber livros com acessibilidade?

O FNDE disponibiliza o conteúdo acessível em formato eletrônico EPUB3, tanto para estudantes como para professores com cegueira, baixa visão, autismo, deficiência física, deficiência motora e dislexia.

Para acessar o material, o diretor escolar deve acessar o sistema PDDE interativo/SIMEC para fornecer os dados da pessoa com deficiência que utilizará o livro acessível.

Saiba mais no site EPUB — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Onde estão as informações oficiais sobre o PNLD 2026?

Todos podem consultar os editais, comunicados e portarias do FNDE, o órgão que realiza o PNLD, diretamente pelo site: www.gov.br/fnde

Informe-se sempre sobre as possíveis alterações sobre o processo de escolha pelos canais oficiais do Programa.

O que considerar na escolha dos livros didáticos?

Lembre-se de que todas as obras do catálogo já passaram por uma curadoria de especialistas em educação e atendem a altos critérios de qualidade.

Sendo assim, cabe ao corpo docente conferir se:

  • a abordagem pedagógica do livro combina com seu estilo de trabalho;
  • a quantidade de textos e exercícios atende ao seu planejamento pedagógico;
  • permite facilidade de adaptação ao seu currículo estadual;
  • há debate de temas importantes para o segmento (como, por exemplo, se para o Ensino Médio há abordagem dos temas vestibular, Enem e mundo do trabalho);
  • existem seções e atividades extras como recursos pedagógicos para o professor;
  • os conteúdos são adequados à faixa etária dos estudantes e à realidade da comunidade onde a escola está inserida.
Como organizar uma reunião para analisar livros?

A análise dos livros deve ser feita de forma democrática e colaborativa. Tanto que, ao final do processo, o diretor escolar precisa tornar pública a lista de livros escolhidos, afixando um cartaz na escola para que todos possam tomar conhecimento.

Aqui estão algumas dicas para organizar uma reunião eficaz:

  • Planejamento prévio: construa um cronograma com todas as etapas de análise e compartilhe com o corpo docente, enviando, também, os materiais de divulgação (livros, catálogos e sites) com antecedência.
  • Grupos de estudo: divida a equipe por disciplinas e por área do conhecimento para garantir que cada livro seja avaliado por especialistas na área e promova um debate coletivo posteriormente.
  • Critérios padronizados: use formulários de avaliação de pontos, como clareza dos textos, diversidade de atividades, entre outros.

A escolha dos livros é uma decisão técnica, mas apresentá-la à comunidade escolar pode gerar benefícios para a escola, como um reforço de confiança.

Como usar os livros escolhidos no dia a dia?

É fundamental que as escolas utilizem os livros de forma eficaz ao alinhar os conteúdos com o planejamento das aulas. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  • Planejamento integrado: alinhe os conteúdos dos livros com o planejamento anual da escola, garantindo que todas as competências sejam trabalhadas ao longo do ano, e realize as adaptações necessárias de acordo com cada turma.
  • Incentivo à leitura autônoma: estimule os alunos a usarem os livros como ferramenta de pesquisa e/ou revisão.

O conteúdo desta página foi extraído do Edital de convocação para o PNLD 2026, disponibilizado pelo FNDE. Contudo, este não é um site oficial desse órgão governamental, mas sim uma iniciativa da Editora para disseminar informação aos professores. Para acompanhar as mudanças no programa, acesse o site www.gov.br/fnde