Maria Helena Webster (coord.)
Pós-graduada em História da Arte. Há mais de 30 anos atua elaborando materiais educativos e formando professores. Na elaboração e implantação da BNCC, foi parecerista
e formadora de curriculistas.
Material de divulgação – versão em processo de avaliação.
A obra promove a integração entre gestão, docentes e estudantes para conectar a escola com à realidade do século XXI. A turma é convidada a debater cidadania digital, futuro profissional, vida em sociedade intermediada pelas redes sociais, acesso democrático à internet e a equipamentos digitais.
Sua abordagem acolhe diferentes níveis de conhecimento sobre tecnologia, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes.
O que é tecnologia para você e sua turma?
Técnica > tecnologia > linguagem
Sapiens: tecnologias, linguagens e comunicação
Rupestres e digitais: Serra da Capivara nos Jogos Olímpicos
Uma experiência com o patrimônio e a fotografia
Fotografia: técnica, tecnologia e linguagem
Rupestres e digitais: Serra da Capivara nos Jogos Olímpicos
Uma experiência com o patrimônio e a fotografia
Fotografia: técnica, tecnologia e linguagem
Estratégias da oralidade
Griots, os guardiões de histórias
Sons e comunicação a distância
Oralidade e escrita na literatura africana
Novos usos da oralidade
Histórias da tradição: registro digital da oralidade indígena
Escravizados e o mundo da comunicação
Somos todos mensageiros
Escrita e comunicação
Nasce o leitor
Livros e leitura: uma experiência compartilhada
A impressão no Oriente
O tempo e o espaço: ressignificados
O estoque da informação
O digital e as mudanças climáticas
Novas formas de conhecer: modelos, simulação, imaginação
Prevendo o crescimento da minha galeria de fotos
Data manager: o profissional dos dados
Pinacoteca: arte e dados
A convergência na paisagem digital
As mídias como ecologia
Sampleando os samples (ou combinando as amostras)
Direitos autorais: garantias aos criadores
Exercendo direitos no mundo digital
A imaginação sobre o futuro e as tecnologias
Ficção científica, um gênero literário
IA e a greve dos roteiristas
Encadeamentos
Mundo digital: um novo vocabulário
Òrun Àiyé: a criação do mundo – um stop-motion
Stop-motion: do analógico ao digital
Ir ao cinema em São Paulo nos anos 1920
Lendo imagens
Perseverance pousa em Marte
A imagem como representação do mundo
Impressão em cores: arte e realismo na imprensa
Fotojornalismo: a imagem como expressão da realidade
Fotografia: saindo do automático
A partilha do olhar: uma experiência fotográfica com os guaranis mbyás
Relendo clássicos e estéticas
O que significam as imagens? Do contexto ao deepfake
Deepfake: do entretenimento ao banimento
A prensa e a imprensa
Jornalismo e desinformação
O que é jornalismo? O que fazem os jornalistas?
Pressões econômicas: dos centavos à cultura do clique
Desordem informacional
Como identificar desinformação
Divulgação científica
Wearables: vestindo tecnologia
Ser um designer
Big data: uso da informação na era digital
Os buscadores: navegando no “infomar”
Dicas para buscas mais eficientes
Inteligência artificial na vida escolar
Sustentabilidade e comunicação: transparência na moda
Fast fashion: consumo sem limites
Novas inteligências, tempos e espaços
Muitas leituras do mundo
Novos tempos: o passado como novidade
Novos espaços: realidades virtuais, imersivas e aumentadas
Construindo lentes para outras realidades
Construindo o eu nas redes
Redes sociais: significados partilhados
Vida privada: novas fronteiras da intimidade
Influenciadores: mídia, conteúdo e consumo
Entre imagens: a visibilidade em mundos híbridos
Privacidade e vida pública
LGPD: proteger dados pessoais é importante!
Qual é a internet que eu quero?
Cyberbullying e violência nas escolas
Uma live sobre segurança na internet
Redes e conexões
Uma dieta informacional
Racismo algorítmico
Inteligência artificial: ideias sobre o ser humano
Hipertexto – IA e a internet como uma floresta que precisa ser salva
Por uma internet diversa e acessível
Para que servem as hashtags?
O futuro é ancestral
Trabalho, consumo e uma nova realidade
Trabalho decente na economia de plataformas
O que é o trabalho hoje?
Da sala de casa para o mundo: os games como entretenimento e espetáculo em rede
A economia criativa
Games e novas profissões
Jogos eletrônicos e o corpo: compreendendo a coordenação motora
Coordenação motora e suas possibilidades
Participação cívica: agindo no debate público
Ação em rede para a transformação
Fashion Revolution
Modelando o projeto de impacto social
Gestão do projeto de impacto social
Uma imagem representativa do tema e um texto introdutório favorecem a reflexão sobre o que se conhece a respeito do assunto que será abordado.
O livro é organizado em três unidades, uma para cada ano do Ensino Médio, sendo cada uma delas composta de três percursos temáticos.
Os conteúdos podem ser utilizados em sua totalidade ou selecionados para se encaixar no cronograma escolar.
Apresenta os temas que serão abordados e faz o levantamento de conhecimentos prévios.
O livro aborda a Educação Digital por meio da evolução histórica e cultural das tecnologias, aproximando os professores que viveram o mundo offline e estudantes nativos digitais.
Metodologias ativas!
Traz conteúdos de ampliação e complementação, construindo conexão entre diversos conhecimentos.
Pós-graduada em História da Arte. Há mais de 30 anos atua elaborando materiais educativos e formando professores. Na elaboração e implantação da BNCC, foi parecerista
e formadora de curriculistas.
Professora há 11 anos, jornalista e pesquisadora. Mestra e doutora em Comunicação Social, além de especialista em Meio Ambiente e
Sustentabilidade, com experiência em inovação pedagógica no Ensino Superior.