UNIDADE 1 | Uma jornada pela inteligência humana
O que é tecnologia para você e sua turma?
Técnica > tecnologia > linguagem
Sapiens: tecnologias, linguagens e comunicação
Rupestres e digitais: Serra da Capivara nos Jogos Olímpicos
Uma experiência com o patrimônio e a fotografia
Fotografia: técnica, tecnologia e linguagem
UNIDADE 1 | Uma jornada pela inteligência humana
Rupestres e digitais: Serra da Capivara nos Jogos Olímpicos
Uma experiência com o patrimônio e a fotografia
Fotografia: técnica, tecnologia e linguagem
Percurso 1 | Oralidade: vale o que se diz
Estratégias da oralidade
Griots, os guardiões de histórias
Sons e comunicação a distância
Oralidade e escrita na literatura africana
Percurso 1 | Oralidade: vale o que se diz
Novos usos da oralidade
Histórias da tradição: registro digital da oralidade indígena
Escravizados e o mundo da comunicação
Somos todos mensageiros
Percurso 2 | A escrita e um novo tempo e espaço
Escrita e comunicação
Nasce o leitor
Livros e leitura: uma experiência compartilhada
A impressão no Oriente
Percurso 3 | Informática: aqui, lá, em qualquer lugar
O tempo e o espaço: ressignificados
O estoque da informação
O digital e as mudanças climáticas
Novas formas de conhecer: modelos, simulação, imaginação
Prevendo o crescimento da minha galeria de fotos
Percurso 3 | Informática: aqui, lá, em qualquer lugar
Data manager: o profissional dos dados
Pinacoteca: arte e dados
A convergência na paisagem digital
As mídias como ecologia
Sampleando os samples (ou combinando as amostras)
Direitos autorais: garantias aos criadores
Percurso 3 | Informática: aqui, lá, em qualquer lugar
Exercendo direitos no mundo digital
A imaginação sobre o futuro e as tecnologias
Ficção científica, um gênero literário
IA e a greve dos roteiristas
Encadeamentos
UNIDADE 2 | Navegando no “infomar”
Mundo digital: um novo vocabulário
Òrun Àiyé: a criação do mundo – um stop-motion
Stop-motion: do analógico ao digital
Ir ao cinema em São Paulo nos anos 1920
Percurso 1 | Imagens: da alfabetização visual ao deepfake
Lendo imagens
Perseverance pousa em Marte
A imagem como representação do mundo
Impressão em cores: arte e realismo na imprensa
Fotojornalismo: a imagem como expressão da realidade
Percurso 1 | Imagens: da alfabetização visual ao deepfake
Fotografia: saindo do automático
A partilha do olhar: uma experiência fotográfica com os guaranis mbyás
Relendo clássicos e estéticas
O que significam as imagens? Do contexto ao deepfake
Deepfake: do entretenimento ao banimento
Percurso 2 | Jornalismo, cidadania e desinformação
A prensa e a imprensa
Jornalismo e desinformação
O que é jornalismo? O que fazem os jornalistas?
Pressões econômicas: dos centavos à cultura do clique
Desordem informacional
Como identificar desinformação
Divulgação científica
Percurso 3 | Big data
Wearables: vestindo tecnologia
Ser um designer
Big data: uso da informação na era digital
Os buscadores: navegando no “infomar”
Dicas para buscas mais eficientes
Percurso 3 | Big data
Inteligência artificial na vida escolar
Sustentabilidade e comunicação: transparência na moda
Fast fashion: consumo sem limites
UNIDADE 3 | Cultura digital: novas sensibilidades
Novas inteligências, tempos e espaços
Muitas leituras do mundo
Novos tempos: o passado como novidade
Novos espaços: realidades virtuais, imersivas e aumentadas
Construindo lentes para outras realidades
Percurso 1 | Quem sou eu on-line?
Construindo o eu nas redes
Redes sociais: significados partilhados
Vida privada: novas fronteiras da intimidade
Influenciadores: mídia, conteúdo e consumo
Entre imagens: a visibilidade em mundos híbridos
Privacidade e vida pública
Percurso 1 | Quem sou eu on-line?
LGPD: proteger dados pessoais é importante!
Qual é a internet que eu quero?
Cyberbullying e violência nas escolas
Uma live sobre segurança na internet
Redes e conexões
Percurso 2 | Eu e minha “bolha”
Uma dieta informacional
Racismo algorítmico
Inteligência artificial: ideias sobre o ser humano
Hipertexto – IA e a internet como uma floresta que precisa ser salva
Por uma internet diversa e acessível
Para que servem as hashtags?
O futuro é ancestral
Percurso 3 | Eu, cidadão do mundo digital
Trabalho, consumo e uma nova realidade
Trabalho decente na economia de plataformas
O que é o trabalho hoje?
Da sala de casa para o mundo: os games como entretenimento e espetáculo em rede
Percurso 3 | Eu, cidadão do mundo digital
A economia criativa
Games e novas profissões
Jogos eletrônicos e o corpo: compreendendo a coordenação motora
Coordenação motora e suas possibilidades
Percurso 3 | Eu, cidadão do mundo digital
Participação cívica: agindo no debate público
Ação em rede para a transformação
Fashion Revolution
Modelando o projeto de impacto social
Gestão do projeto de impacto social